24 junho 2008

SINTÉTICOS - Clubes concordam com metodologia adoptada pela Vereação Desporto




Em reunião realizada a 24 de Junho de 2008, numa Sala anexa ao Pavilhão Multiusos e sob convocação do Exmo Vereador de Desporto da CMC, Luís Providência, estiveram reunidos representantes dos clubes que vão ser contemplados com relvados sintéticos até Dezembro deste ano. No início da reunião estavam representados Adémia, Eirense, Esperança, União de Coimbra, Cernache e Souselas. Posteriormente apareceram os representantes de Brasfemes.
No que respeita à Adémia, a ADCA, vai liderar o processo de aquisição através do sistema de financiamento, durante um período de 10 anos e com uma mensalidade fixa, adoptando o Município o compromisso, através da celebração de um Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo a vigorar pelo mesmo período de 10 anos, da transferência total da verba, em prestações, correspondentes ao encargo com a aquisição do equipamento.
A ADC Adémia concordou com o procedimento.


O Exmo Vereador, no início da reunião, apresentou cumprimentos e fez uma breve resenha daquilo que tem sido as dificuldades que tem sentido no desempenho das tarefas de que foi incumbido, especialmente as dificuldades financeiras durante o último ano e meio do seu mandato. Informou que o sintético de Fala (Vigor) foi colocado no seu mandato e que o Centro de Alto Rendimento da Bencanta, com quatro campos sintéticos, vai ser uma realidade e que os clubes podem utilizar, de acordo com regulamentação.
Aproveitando a presença dos sete clubes referiu que é a segunda vez que vê um número tão significativo de dirigentes desportivos o que revela o interesse demonstrado na melhoria da qualidade das infra-estruturas desportivas.
Defendeu também alguns dos critérios que foram estabelecidos para escolher, nesta primeira fase, estes e não outros clubes e campos, designadamente o número de praticantes, as obras de reabilitação encetadas por alguns clubes, as dimensões oficiais para a prática, o aumento do nível competitivo e a força do futebol como sendo a modalidade por excelência, degladiando-se o futsal e o basquetebol pelo segundo lugar do pódium.
Frisou que este processo observou a garantia de material de primeira qualidade e que os sete campos permitiram algumas economias de escala, nomeadamente a diminuição do preço que baixou substancialmente desde o início das negociações.
Informou terem sido consultadas sete empresas e comparadas as melhores propostas, quanto às cargas propostas (areia e borracha), betuminoso, o comprimento da relva (60 mm) e a sua qualidade, bem como as melhores garantias para a conclusão das obras.
A CMC vai prevenir as mensalidades fixas.
A CMC vai garantir a manutenção anual dos campos.
"Chave na mão" engloba preparação da plataforma, betuminoso, relvado, sistema de drenagem, balizas, bancos de suplentes, reserva de granulado.
As despesas com furo e vedação são por conta dos clubes.
Aos clubes compete disponibilizar os meses de Junho e Julho, por conta da CMC, para além de outras contrapartidas.
40 dias é o tempo previsto para a conclusão das obras num campo. As decisões do Executivo podem ocorrer a 30 de Junho ou a 15 de Julho. As máquinas podem avançar a 1 de Julho ou a 15 de Julho. Em finais de Agosto dois ou três campos estão prontos. Posta à discussão a priridade de quem deveria ser o primeiro presenciámos um desenfreado "puxar a brasa à minha sardinha" que nos surpreendeu. Até parece não haver solidariedade no desporto, o que È MENTIRA. O DESPORTO É SOLIDÁRIO. Não é para isso que cá andamos. A ADC Adémia está disponível para, em sede de trabalhos em qualquer um dos outros campos disponibilizar algum espaço para outras equipas treinarem mesmo à custa de sacrifícios dos nossos atletas. TEMOS QUE SER SOLIDÁRIOS. Já fizemos isso no passado com o nosso eterno rival Vigor (treinaram no ramos carvalho, seniores, juniores, juvenis e iniciados) e não percebo como o não devemos fazer agora. SOLIDARIEDADE EXIGE-SE. Mas o ciúme é medonho.
Espera-se apesar de tudo e pelos dados que são conhecidos, que haja mérito da Adémia na escolha do seu campo para primeiro, o que, para nós, não é prioritário, o que interessa é que sejamos contemplados, em primeiro ou em último. Mas a Adémia não dorme e já tem planos alternativos, sendo o primeiro ou o último, para que os escalões possam trabalhar não com a tranquilidade exigida ou necessária mas com a tranquilidade possível, de uma gestão que procura, antecipar as dificuldades e não pode provocar danos em ninguém. Viva o planeamento, a gestão e o rigor, para além das competências (é sinal de reconhecimento disso) se merecermos ser o primeiro!
JULGO QUE SIM, que as máquinas vão entrar em 1 de Julho ou em 16 de Julho no "velhinho" Ramos Carvalho. Não sonhei, vai ser uma REALIDADE, apesar das dores cotovelares que vai causar, não sabemos porquê.
Dos sete clubes contemplados, a Adémia é o único que vai disputar a Divisão de Honra, no escalão de Seniores (O União de Coimbra pediu para ser o último, por motivo de obras) e para além disso tem todos os escalões em competição (Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas). 1000 utilizações /mês (treinos e jogos). 640 horas de utilização do campo 1 e 460 horas de utilização no campo 2. Actividade às 2ªs, 3ªs, 4ªs, 5ªs, 6ªs, Sábados e Domingos, 2ªs. 3ªs, ...
Mais palavras para quê?.
..... MAIS CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER!
Viva a ADC Adémia. Viva o novo relvado sintético, assim o executivo delibere em breve (30JUN ou 15JUL).
A ADCAdémia concordou com o procedimento e entregou hoje mesmo ao Exmo Vereador a sua concordância. O processo está em andamento, não sabemos se vai haver danos colaterais...
O que sabemos é que esperamos ter, a máquina montada, para as contingências de uma gestão cuidada, muito cuidada!

Sem comentários: