Ao votar favoravelmente a alteração dos Quadros Competitivos de Futebol Sénior (II e III Divisão Nacional) a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol deu em nosso entender, uma grande “machadada” no Futebol não Profissional. A FPF com a justificação de com esta proposta estar a ir ao encontro da realidade desportiva e económica do País e das dificuldades financeiras dos Clubes, mais não está do que a sobrepor o Futebol Profissional sobre o Não Profissional. A LPFP (100 votos) e a APAF (50 votos) ao votarem a favor, ajudaram como "coveiros" do Futebol Não Profissional eliminando o Campeonato Nacional da III Divisão Nacional, com a consequente despromoção obrigatória na próxima época de 80 Clubes e mais de 100 árbitros da III Divisão Nacional para os Campeonatos Regionais.
O que muda
Época transitória de 2009/10
III DIVISAO NACIONAL
96 Clubes, divididos em 8 séries de 12 equipas(6 do Continente, 1 dos Açores e outra da Madeira).
Campeonato a 2 voltas para apurar os 6 primeiros( que disputam a fase de subida). Sobem 2 Clubes por série (total 16 Clubes) á II Divisao Nacional. São despromovidos aos Distritais 10 Clubes por série (total 80 Clubes)
Época 2010/11
II DIVISÃO NACIONAL
48 Clubes, divididos em 3 séries de 16 Clubes.O 1º Classificado de cada serie disputará a fase final de apuramento do campeão e sobem 2 ou 3 (mediante acordo com a Liga)á Liga Vitalis. Descem um total de 20 Clubes aos Campeonatos Distritais.
III Divisão Nacional
Foi extinta, pois deixará de existir.
Campeonatos Distritais
Sobem 20 Clubes, os vencedores de cada Campeonato Distrital, mais 1 da Madeira e outro dos Açores.
Veja abaixo quem e como votaram a proposta na Assembleia Geral de 31.01.09 os ócios da FPF:
Liga Portuguesa de Futebol Profissional - A favor
Aveiro - Contra
Sindicato dos Jogadores de Futebol - Abstenção
Associação Nacional dos Treinadores de Futebol - Contra
Associação Nacional de Dirigentes - Abstenção
Associação Nacional de Enfermeiros - Abstenção
Associação Nacional de Médicos - Ausente
Angra do Heroismo - A favor
APAF - A favor
Algarve - A favor
Beja - Contra
Braga - Contra
Bragança - A favor
Castelo Branco - A favor
Coimbra - Contra
Évora - Contra
Guarda - A favor
Horta - A favor
Leiria - A favor
Lisboa - A favor
Madeira - A favor
Ponta Delgada - A favor
Portalegre - A favor
Porto - A favor
Santarem - A favor
Setubal - Contra
Viana Castelo - A favor
Viseu - A favor
Vila Real - Contra
Resultados em nº de votos
A favor - 312
Contra - 123
Abstenções - 60
Consequências para os CAMPEONATOS DISTRITAIS:
DIVISÃO DE HONRA
Em 2009/2010 tem 14 Clubes (AG da AFC de Janeiro 2008). Em Janeiro de 2010 é melhor os Clubes reunirem de novo na AG da AFC e estabelecer que a Divisão de Honra passa a 16 Clubes de novo. E isto porquê?
Sabemos que da Divisão de Honra descem à I Divisão Distrital 4 equipas mais as que descerem da III Divisão Nacional para os Distritais. Ora, com a sangria prevista há muito poucas equipas que para o ano se irão manter na Divisão de Honra.
NOTA: Veja-se por exemplo o caso do União de Coimbra que este ano investiu para subir da Divisão de Honra à III Divisão Nacional. Se para o ano (ano transitório) o campeonato da III Divisão lhe corre mal (ficar nos 10 últimos) desce aos Distritais.
I DIVISÃO DISTRITAL
Sobem 3 equipas à Honra. aqui não há alterações. No entanto, vai receber no seu seio todas as equipas que na Honra forem "arrastadas" pelas descidas da III Divisão Nacional que vai ser extinta.
Sem comentários:
Enviar um comentário