29 outubro 2009
Dia 1 de Novembro 2010 - FEBRAS NA ADÉMIA
Realiza-se no próximo dia 1 de Novembro a partir das 08H00 da manhã a tradicional "matança do porco" na Adémia, onde pode usufruir das melhores febras do País e arredores. Para além disso há entrecosto, barriguinha, sopé, costeletas, etc.,etc., sempre acompanhados com broa, vinho, água pé e castanhas. A matança do porco é uma festa tradicionalmente de família. Venha até ao Ramos Carvalho, na Adémia estando ao seu dispôr um grelhador aceso para "grelhar" a sua febra. Faça parte desta família e divirta-se. Se quiser traga as suas "castanhinhas" e a sua "geropiga" caseira.
"In Memorium". Ao longo de todos os anos, em que organizamos este evento e já lá vão muitos anos mesmo, com a colaboração do Talho Falcão da Adémia, esta famíia teve sempre a presença do nosso amigo Bersânio, de Alcarraques, conhecido por "Bersan" que comungava e partilhava connosco toda a sua alegria, para além do bom vinho. Um companheiro que "marchou" mas os amigos não o esquecem. Até um dia meu caro amigo. "O Presidente".
Depois, vem aí o S. Martinho do atleta...
Resumen:
Con el texto intitulado "O Dia de S. Martinho também é espírito da declaração de Bolonha", pretendemos, além de desejar uma feliz quadra natalícia que se aproxima, transmitir a mensagem de que apesar da necessária normalização de processos que a globalização facilita, também é possível manter tradições que os povos cultivaram na sua história.
Reza a lenda, que ao regressar a casa num dia de forte intempérie, S. Martinho (http://fr.wikipedia.org/wiki/Martin_de_Tours) avistou do cimo do seu cavalo um mendigo quase nu que lhe estendia a mão. Comovendo-se, este general cortou com a espada a sua capa dando metade ao mendigo para se proteger e seguiu, feliz, o seu caminho. Repentinamente, desapareceu a tempestade raiando o sol no céu límpido durante 3 dias – O Verão de S. Martinho.
Todos os anos, no dia 11 de Novembro, é comum festejar (pelo menos no sul da Europa) este dia com um magusto (http://pt.wikipedia.org/wiki/Magusto) em que as castanhas assadas são acompanhadas de Geropiga (http://confrariadageropiga.no.sapo.pt/), águapé
(http://www.institutocamoes.pt/temanet/por/domain_1/synset/1406.html) e vinho novo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário