02 dezembro 2009

ADÉMIA PIONEIRA NO BASEBOL E SOFTBOL




Enquanto no BASEBOL (masculino) a Adémia fica em 2º Lugar, já no SOFTBOL (feminino) sagra-se brilhante vencedora obtendo o troféu do 1º lugar.













Apesar da chuva miudinha que se fez sentir no feriado da restauração (comemorava-se o fim do jugo espanhol que durou desde 1580 a 1640 em que foi restaurada a independência nacional) na terça-feira, dia 1 de Dezembro de 2009, o Campo Ramos de Carvalho da Associação Desportiva e Cultural da Adémia, foi o palco das finais de Basebol Juniores/Cadetes Masculino e da final de Softbol Feminino com dois jogos que irão ser o marco do Basebol em Coimbra, sendo a ADC Adémia pioneira na matéria. Isto só foi possivel porque, no presente ano, a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol não promoveu nenhuma competição nos escalões supracitados, cabendo à Associação Desportiva e Cultural da Adémia e à Escola Secundária José Falcão, de Coimbra o privilégio de organizarem as respectivas finais, dirigido pelo árbitro internacional, Gonçalo Agreira. Neste evento realizaram-se as finais de Basebol Juniores/Cadetes Masculino que teve lugar às 14H30 e a seguir a final de Softbol Feminino que teve lugar às 16H30. No final foram atribuídos às equipas vencedoras o respectivos troféus, havendo um lanche final proporcionado as todos os contendores que terminaram este convívio em alegre e saudável confraternização.

Um pouco de história da modalidade
BASEBOL MASCULINO
O primeiro Campeonato de Basebol no escalão Juniores/Cadetes aconteceu em 1993, durante o Encontro Nacional de Basebol, defrontando-se na final apenas duas equipas, os Juniores Stars de Lisboa e os Pioneiros do Seixal. A competição foi ganha pela equipa de Lisboa. Em 1994 e 1995, os Pioneiros do Seixal e os Mandarins do Agrupamento de Escolas Alice Gouveia de Coimbra organizaram duas edições da Taça Nacional de Escola, ganhas pela equipa do Seixal. Em 1996 e 1997 e sob a alçada da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, ocorreram dois opens de Basebol Cadetes, ganhas pela equipa de Gaia. Ainda no âmbito da Federação, os Campeonatos de Juniores são ganhos sucessivamente pelo Gaia (1998), Tigres de Loulé (1999) e Paz de Oliveira de Azeméis (2000). Só em 2002 é que volta a haver uma competição de Juniores/Cadetes de Basebol sendo ganha pelos Latinos da Bairrada. Depois de um interregno de três anos volta a surgir uma final em 2006 ganha pelo White Sharks de Almada e uma final em 2007 ganha pelos Tigres de Loulé. Em 2008 não se registou nenhum encontro de Basebol Juniores/Cadetes Masculino.

SOFTBOL FEMININO
Ao nível do Softbol Feminino, o primeiro registo de um jogo consta no ano de 1993, igualmente durante o primeiro Encontro Nacional, sendo ganho pelas Lisbon Casuals de Cascais. A partir desse ano, existiram encontros nacionais de Softbol Feminino, sob alçada da Federação, que tiverem os seguintes vencedores: 1995 – Pioneiras Seixal, 1997 – Escola Secundária Santo André, 1998 – Académica, 2001 – Lisboa Basebol Clube, 2002 – Académica, 2005 – Paz, 2006 – Lousanense, 2007 – Agrária e 2008 – Lobas de Abrantes.

OBJECTIVO DESTAS FINAIS
Este evento que englobou duas finais, uma masculina e outra feminina, é o culminar do plano de actividades da Adémia Basebol e Softbol para o ano de 2009 e serviu para apresentar as suas equipas de Basebol Masculino e Softbol Feminino aos sócios do clube e a todos os simpatizantes da modalidade. Esta secção desportiva da Associação Desportiva e Cultural da Adémia foi fundada a 18 de Abril de 2009, realizando o seu primeiro treino no Campo do Adémia, a 30 de Maio de 2009. Estiveram na fundação da Adémia Basebol e Softbol, o Prof. Filipe Jorge, o Sr. Romeu Gerardo, o Prof. Pedro Amaro, o Sr. Aires Leitão e Sr. Sérgio Medeiros. Actualmente, a Secção conta com um conjunto de rapazes e raparigas, que tem treinado todas as 6ª feiras e Sábados naquela que é uma das modalidades mais praticadas nos Estados Unidos da América.

Sem comentários: