15 maio 2010

MIRAGENS

Nos dias de hoje, os clubes de futebol desempenham um papel essencial na educação dos jovens. Costumo dizer, o "futebol educa" e julgo ter razão naquilo que afirmo. Disso ninguém tenha dúvidas, ou como diz um amigo meu "venha lá quem vier". Por isso, quem está na competição nunca está satisfeito com os quadros competitivos. Porque devia ser assim, porque devia ser assado, porque quem está na AFC é um incompetente porque é assim, porque é assado...
Ruído e poeira muita gente manda só que não estão por dentro das questões essenciais e depois mandam uns "bitaites" sem saber o que estão a dizer, mas enfim é assim na vida e também tem que ser no futebol.
Respeito muito respeito pelas pessoas e pelas Instituições. Inclusivé e se calhar de uma forma muito especial para alguns papás dos dias de hoje. Cristianos Ronaldos, Figos ou Eusébios são poucos, muito poucos, que chegam lá ou NENHUNS! Os que lá chegarem nunca serão Ronaldos nem Figos, são o Tiago ou o João, têm nome próprio. Só alguns chegam ao estrelato mas a maior parte deles 99,99999999999% são normais e o que precisam é de se divertir, em idades próprias para o efeito.
Fico doente só de ouvir papás e mamãs a incentivar os filhos em jogos de bambis, dos 5 aos 8 anos de idade. Incutir no espírito destes miudos não sei o quê. Talvez um dia, mais tarde, se arrependam do que estão a fazer de mal aos vossos filhos.
Se quiser um adversário, para jogar, tenho que o respeitar senão, qualquer dia não tenho adversário e gostava de ter "para me divertir", agora porque os meus papás maltrataram os meus adversários (nunca inimigos) não tenho ninguém que queira jogar comigo. Sou um falhado... se me quiser divertir tenho que ter adversário senão nunca jogo.
Ora bem, a Adémia mais algumas pessoas que estão à frente de alguns clubes entenderam efectuar uns joguitos entre os jovens mais pequenitos por forma a que se divirtam no jogo. Treinar é diferente de jogar. O tónico da competição são os encontros. A Adémia recusou que a estes jogos se chamasse campeonato, torneio, Taça, Liga ou qualquer outro que tivesse conotações com a campeonite que os papás defendem. Os clubes e a ADÉMIA NÃO. NUNCA! Por isso o nosso profundo LAMENTO pelos DOENTES.
Não alimentamos esta discussão porque não foi este o espírito com que criámos os ENCONTROS DE FUTEBOL. Se querem achincalhar miúdos vão achincalhar quem quiserem porque os atletas da Adémia não estão na disposição disso. Os nossos miúdos têm entre 5 e 8 anos de idade. Os outros até utilizam miudos mais velhos para ganhar. Nós não pretendemos isso. Queremos que os nossos meninos se divirtam.É a pergunta sacramental que fazemos aos nossos treinadores, até aos Iniciados: Como é que correu o jogo? Jogaram bem? Isso é que nos interessa. Nunca perguntamos o resultado porque nestas idades isso não interessa. Estamos preocupadps é que saibam fazer passes de qualidade pois o passe é o gesto técnico fundamental do futebol. O remate têm tempo de o aperfeiçoar.
Por tudo isto parece que a actual ADC Adémia está a mais no futebol. Bem hajam aqueles que "bebem da nossa filosofia". Os outros têm de repensar a sua forma de estar na vida e pensarem seriamente no melhor para os seus filhos.

Sem comentários: