26 junho 2011

Homenagem ao Sr Rogério Barbeiro
















A Comissão Organizadora do XXIV Convívio ADCA - 10 de Junho promoveu, no dia 24JUN2011, sexta-feira uma homenagem ao Sr. Rogério Pedro Barbeiro que contou com a presença de mais de meis centena de AMIGOS. A "Malta do 10 de Junho" homenageou um dos seus amigos, pioneiros que sustentam a história e as raízes do Clube.
Do PROGRAMA constou:
20H00 - Concentração da "malta" com aperitivos
20H30 - Jantar de Confraternização
21H30 - Fados de Coimbra
22H00 - Homenagem ao Sr. Rogério Barbeiro
22H30 - Fados de Lisboa
23H00 - Fados de Coimbra
24H00 - Encerramento da festa.

À medida que foram chegando as pessoas dirigiram-se à mesa de aperitivos e foram saboreando os mesmos, trocando alguns cumprimentos e aproveitando para colocar as conversas em dia. Esta malta é mesmo inconfundível e boa. O homenageado não tardou, acompanhado da família mais próxima recebendo os primeiros cumprimentos e carinhos de todos.
Na hora prevista começou o jantar tendo-se as pessoas deliciado com o mesmo. Chanfana tradicional que estava um mimo regada por bom vinho da Bairrada. Seguiram-se as sobremesas, cafés e digestivos.
Foi a vez de soarem as primeiras badaladas e contagiantes fados de Coimbra. Estava lançada a atmosfera ambiental. A noite era de festa. O Sr Alcides com um voz inconfundível acompanhado nos acordes por Chico dias e Arnaldo barbeiro deram nas vistas e mereceram os mais tecidos encómios de quem assistia e mostrou gostar de fado, com luz ambiente e tudo.
Às 22H00 a Comissão Organizadora dirigiu-se ao palco e convidou as pessoas da assistências interessadas em proferir algumas palavras ao homenageado. falaram o sr Valdemar Barbeiro e o sr. Rogério Barbeiro familiares do homenageado que retrataram a sua vida dificel e a forma respeitada e respeitadora como sempre viveu. O filho Arnaldo Barbeiro agradeceu a homenagem prestada a um homem simples, muito pouco comum nos nossos dias.
Pedro Cortês da Comissão Organizadora também preparou o seguinte discurso:

Minhas sras. e meus srs.
Boa noite.

Confesso a minha alegria por me ser concedida a oportunidade de prestar homenagem a um amigo deste clube que pertence à história deste clube.
Esta honra é-me tão cara e tocante que nada mais justo do que a compartilhar convosco. Digo isto, porque nem todos os amigos do sr. Rogério estão aqui, mas certamente, todos os que aqui estão, são seus amigos.
Provavelmente, a muitos de nós, se lhes fosse dada a palavra, teria um qualquer episódio bonito passado aqui com o sr. Rogério. Entre nós, o carinho pelo sr. Rogério é grande.
Este dia é essencialmente importante porque deixará impresso na lembrança de todos nós, e, essencialmente, na memória deste clube, todo o imenso e inspirador valor humano do homenageado desta noite.
Sócio deste clube há mais de 30 anos, o sr. Rogério tem mostrado total amizade a esta associação, inspirando-nos a preservar este clube, para que o possamos legar aos nossos filhos e netos. Um exemplo a ser seguido!
Disse, um dia, Madre Teresa de Calcutá:« Sei que sou apenas uma gota no oceano mas, se eu não existisse, esta gota faltaria.». Sr Rogério, o sr é, e tem sido, uma gota de total importância na história deste nosso clube.
A um dedicado sócio, na sua plenitude...

Pegou no seu copo, solicitou que todos levantassem o seu copo e... após saudação... bota abaixo.
Falou depois Aires Leitão também da Comissão Organizadora que teceu algumas considerações acerca do homenageado
Ao Homem
Ao desportista
Chamou então o homenageado ao palco para lhe entregar as lembranças que lhe estavam reservadas: uma salva de prata com a seguinte mensagem:
Ao Sr Rogério Pedro Barbeiro
Em homenagem à amizade que sempre manifestou pelo Clube desde as suas "RAÍZES". E, ainda, uma camisola do Clube com o seu nome nas costas.
O Sr. Rogério ainda teve forças para fazer o seu discurso de agradecimento saudando e agradecendo a amizade dos presentes e despedindo-se até ao próximo 10 de Junho.
Aires Leitão suspendeu a festa por 10 minutos para que todos os presentes pudessem saudar o Sr. Rogério e a sua família.
Seguiram-se ddepois ois períodos de fados, de Lisboa e de Coimbra, com tal entusiasmos que devido a sucessivos pedidos de "só mais um" a actuação durou mais uma hora do que o previsto. Grande ponto alto nas instalações do Clube sob os auspícios da Organização da Comissão do 10 de junho. A ideia foi lançada e entendido que esta comissão poderia pensar em homenagear duas ou três pessoas por cada convívio.

Sem comentários: