28 janeiro 2008

Protocolo de Estágio Curricular com a Escola Secundária com 3º Ciclo - D. Dinis



ALUNOS ESTAGIAM NA ADÉMIA
À semelhança do ano transacto a Escola Secundária com 3º Ciclo - D. Dinis, voltou a assinar um protocolo de cooperação com a ADC da Adémia, enquanto Instituição Acolhedora, no sentido de proporcionar Estágios Curriculares a alguns dos seus alunos.
A renovação do presente protocolo tem por objectivo estabelecer entre as duas entidades, as actividades a desenvolver pelos formandos durante o estágio.
A formação prática estruturada num plano individual de formação ou roteiro de actividades a desenvolver em contexto de trabalho, visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais, organizacionais e de gestão de carreira relevantes para a qualificação profissional a adquirir, para a inserção no mundo do trabalho e para a formação ao longo da vida. No caso concreto, a saída profissional é de Técnico de Dinamização Desportiva, de nível III.

27 janeiro 2008

EM DESTAQUE - RESULTADOS DO FIM DE SEMANA

Em fim de semana escaldante atletas da Adémia mantiveram a cabeça fria.

RESULTADOS (2 e 3 FEV2008):
Escolas: Adémia - 2 x Tabuense - 0
Infantis: União de Coimbra - 3 x Adémia - 1
Iniciados: Paragem
Juvenis: Adémia - 4 x Ribeirense - 2
Juniores: Adémia - 2 x Marialvas - 0
Seniores: Adémia - 0 x Eirense - 0
RESULTADO (5FEV2008):
Juniores: Touring -0 x Adémia - 4

Assembleia Geral da Associação de Futebol de Coimbra

CLUBES APROVAM AS SUAS PROPOSTAS
Na Assembleia Geral mais concorrida dos últimos anos na AFC, os clubes unidos em comissão fazem aprovar as suas propostas, na AG realizada em 25JAN2008. Mérito seja dado aos clubes (Idosos, Adémia e Águias) que tomaram a iniciativa de "mexer com as águas" na AFC, com o objectivo de discutirem ideias e nunca as pessoas, secundados depois pelo Vigor que se juntou à Comissão inicial. De facto, a AFC mostrou-se disponível para aceitar as propostas apresentadas pelos clubes e o resultado foi eficaz. Alguém temia que iria ser uma AG daquelas que se prolongam pela noite dentro, sem grandes resultados práticos. A "caça às bruxas" terminou quando a AFC se apercebeu que os clubes estavam ali para ajudar a resolver os problemas do futebol distrital, contrariamente aquilo que faria antever uma assembleia geral algo agitada. Duas AG se realizaram, a primeira uma AG ordinária para discutir e aprovar o Relatório e Contas da AFC, relativo à época de 2006/2007, o qual foi aprovado por maioria e uma segunda AG, esta extraordinária para tratar de assuntos relacionados com os quadros competitivos, cartões de acesso e outros assuntos de interesse geral para os clubes. Com a lição estudada e o trabalho de casa todo (bem) feito, as propostas foram avançando e sendo aprovadas de uma forma muito eficaz terminando a AG a horas decentes, o que nem sempre tem acontecido noutras semelhantes. Mérito ao trabalho facilitado pelas propostas apresentadas pelos clubes e aceites pela Direcção da AFC, sem quaisquer imposições desta o que levaria certamente a inaceitações.
Realce para os seguintes aspectos que foram objecto de alteração e aprovação:
- Para estabelecimento das classificações gerais e desempates dos clubes, que no final das fases ou das provas em "poule" se encontrem com igual número de pontos, foram elencadas as disposições para desempate segundo a ordem de prioridade;
- Tendo por finalidade a planificação da época pelos clubes, foi aprovado que a AFC tornará públicas, no início da época, as jornadas das provas a realizar nessa época, tendo os clubes 10 dias para se pronunciarem sobre essa calendarização;
- Todas as alterações de jogos efectuadas (data, hora, campo, jornada) serão obrigatoriamente publicadas em "Nota de alterações", mesmo as de última hora;
- Quanto à publicidade nos equipamentos passam a ser admitidos quatro anunciantes durante toda a época, por categoria ou equipa, podendo ser colocada na camisola, à frente e atrás, na manga direita e nos calções. Passou a ser permitido à equipa de arbitragem fazer publicidade nos equipamentos;
- Em sede de sorteio, no início da época, quando coincidirem dois jogos no mesmo dia, campo e hora, a AFC fará as alterações das horas dos jogos antes de enviar aos clubes o calendário dessas provas;
- Dada a dsipersão da legislação, foram definidos quais os cartões de acesso, com entradas gratuitas sempre que ocorram entradas pagas;
- Foram produzidas alterações aos campeonatos distritais masculinos de futebol de sete nos escalões de Infantis e de Escolas.
- Na época de 2008/2009 entrará em vigor novo modelo competitivo: A Divisão de Honra passará a ter 14 equipas (a partir de 2009/2010), a I Divisão Distrital passará a ter novo figurino, com maior número de jogos em relação ao actual, bem como a realização de uma Super Taça a disputar entre o vencedor do Campeonato da Divisão de Honra e o vencedor da Taça AFC.

Os clubes alertaram ainda que vão estar atentos e continuar a reunir para resolver os problemas do futebol distrital e vão trazer à coacção treinadores e, porque não, os árbitros a pronunciarem-se sobre os Quadros Competitivos.

22 janeiro 2008

IV JORNADAS DESPORTIVAS PARA TREINADORES E TÉCNICOS

André Seabra, Jorge Castelo, TóZé Figueiredo, Manuel Cajuda, José Couceiro, Norton de Matos, Carlos Carvalhal, Ulisses Morais, João Palmeira, Júlio Garganta e outros confirmados nas IV Jornadas Desportivas da ADCA
As Faculdades de Ciências de Educação Física e do Desporto de Lisboa, Porto e Coimbra, para além de alguns treinadores da Liga Profissional de Futebol nomeadamente Manuel Cajuda (Vitória de Guimarães) Carlos carvalhal (Setúbal), Ulisses Morais (Naval) e outras surpresas a anunciar em breve, irão estar presentes no próximo dia 31 de Maio, no Auditório do IPJ, inserido na organização das IV Jornadas Científicas para Técnicos, Treinadores e Agentes Desportivos, subordinadas ao tema "Da formação à alta competição", por ocasião da comemoração do 28º aniversário do clube. A "nata" do futebol em Coimbra e sob os auspícios de mais uma organização da Associação Desportiva e Cultural da Adémia.

JORNADAS DE MEDICINA DESPORTIVA

Luís Horta confirmado nas Jornadas de Medicina Desportiva organizadas pela ADCA
Luís Horta, ex-atleta do SLBenfica e actual responsável pelo Controlo Anti-Doping e Domingos Gomes, ex-médico do FC Porto, bem como outras individualidades a anunciar em breve, confirmaram a sua presença, no próximo dia 25 de Abril, no Auditório do IPJ, inserido na organização das Jornadas de Medicina Desportiva da ADC Adémia, por ocasião da comemoração do 28º aniversário do clube.

13 janeiro 2008

CICLO DE CONFERÊNCIAS - Formação Contínua de Técnicos IV


"Meios, Métodos e Estratégias de Ensino" Prof. Fernando Pinto Coordenador das Escolas do S. L. Benfica

DOU-TE UMA CANA, MAS NÃO O PEIXE

No dia 12JAN2008 a ADCA teve o prazer de receber nas suas instalações o Coordenador das Escolas do S. L. Benfica, Prof. Fernando Pinto, que se disponibilizou a participar no CICLO DE CONFERÊNCIAS
organizado pelo Conselho Técnico da ADCA, explanando o seu tema que consistia, nos "Meios, Métodos e Estratégias de Ensino".
O Prof. sem pretender dar "receitas" procurou evidenciar a sua forma de estar no futebol. Consubstanciou a sua explanaçao na transnissão de diversas "canas de pesca" procurando evitar a passagem de receitas, ou seja dar o peixe. Não desceu ao pormenor do exercício mas desenvolveu a sua explanação à volta do perfil do treinador dos escalões de formação. Desenvolveu as capacidades de liderança e o exemplo que o treinador, tem de dar para os atletas, encarregados de aducação e Estrutura de Clube que o suporta. Ensinou que o atleta tem que adoptar a resolução guiada de um problema que tem de identificar bem no jogo. È preciso conversar muito com os Encarregados de Educação dos jovens, por forma a evitar que eles "alterem" o procedimento dos miúdos, dentro do campo. Os atletas devem reconhecer e respeitar o princípio da unidade de comando que é a "voz" do seu treinador. É preciso ter também algum cuidado na linguagem de comunicação com o atleta. Não deve ser dito "chuta bem" e explicou porquê, atendendo ao ecalão etário de formação em que se insere. Terminou adiantando que "os meus defeitos são aqueles que mais me irritam nos outros". Mais uma jornada de grande nível, na ADC Adémia, pois para além do desportivo também o social faz parte do escopo estatutário do Clube.

11 janeiro 2008

Torneio Matobra 2008


Nos próximos dias 21 e 22 de Março de 2008 vai realizar-se o tradicional, o esplendoroso, o fenomenal, o extraordinário, o ÚNICO na cidade de Coimbra, na Região Centro e em PORTUGAL, TORNEIO DE FUTEBOL JUVENIL MATOBRA 2008, organizado pela Associação Desportiva e Cultural da Adémia (ADCA), com o apoio da prestigiada firma MATOBRA, S.A., na edição de 2008 (XI), com a participação das equipas do Vitória de Setúbal, Académica, União de Coimbra e Adémia, no escalão de JUVENIS.

07 janeiro 2008

COIMBRA DISTRITAL - Que quadros competitivos?

Eis um desafio que gostariamos de lançar. Muita gente opina que os quadros competitivos estão mal, estão desajustados, mas poucos, mesmo muito poucos estarão avalizados para se pronunciar e apresentar uma proposta de alteração que consiga unir consensos.
O desafio aqui é lançado. Avance com uma proposta e defenda-a, com critérios que sejam comprensíveis, para quem lê. Não basta dizer que as séries são assim ou assado. Avance com ideias para os escalões seniores (honra e I divisão distrital) juniores, juvenis, iniciados, infantis e escolas.
Deixamos aqui algumas ideias. O exemplo da Adémia que possui todos os escalões em competição. Nos últimos anos, os seniores que disputam a I Divisão realizaram por ano cerca de 20 jogos. Os escolas realizaram em média cerca de 30 jogos. Na actual época de 2007/2008, a distribuição é assim: Seniores 22, Juniores 32, Juvenis 28, Iniciados 32, Infantis 38 e Escolas 32.
Os campeonatos começam em inícios de Setembro obrigando à interrupção de férias no mês de Agosto, mês preferido dos portugueses, para gozo das suas férias, para se iniciar a pré-época. aqui todos sabemos que há pessoas que não abdicam das suas férias e depois é metade do plantel a trabalhar, etc., etc... Será que os campeonatos não poderiam começar em Outubro (e os treinos em Setembro)?, evitando cortes nas férias das pessoas (que são amadoras) e terminar mais tarde? (às vezes os campeonatos de Seniores terminam em Fevereiro ou Março).
A Adémia também tem uma proposta mas gostaria de apreciar as vossas sugestões. É que há para aí umas quantas pessoas que têm um rei na barriga e julgam-se donas do conhecimento...
Vamos lá às vossas propostas.
Bom trabalho
Aires Leitão

06 janeiro 2008

Reunião do Conselho Técnico - 5JAN2008



No dia 5 de Janeiro de 2008, o Conselho Técnico da ADCA reuniu-se a fim de analisar o projecto ADCA. "Formar para vencer" ou "formar para fazer a diferença", num projecto CLARO!. Foram apresentados em trabalho de PowerPoint, preparado para o efeito e discutidos aspectos relacionados com a estrutura orgânica administrativa do clube. Para além disso, o papel que compete aos delegados, aos treinadores. Discutiu-se o modelo de jogo do Clube e os caminhos até lá. O modus faciende da Escola de Futebol. A importância da avaliação dos treinadores, na melhoria da prospecção de atletas para o clube. As actividades que irão ser desenvolvidas, até ao final da época, com especial relevância para o Torneio Matobra, Jornadas Médicas, Jornadas Técnico-desportivas, Jantar de Aniversário, Torneio Internacional de Paris, Torneio Pedro e Inês, etc., etc.
De uma coisa estamos certos, neste NOVO ANO de 2008, vamos estar MAIS FORTES, MAIS CAPAZES, MAIS COMPETENTES e também MUITO MAIS INSATISFEITOS.

01 janeiro 2008

MENSAGEM DO PRESIDENTE

FELIZ ANO NOVO
Salvé 2008.
Encontramo-nos no dia em que efectuamos mais uma mudança de página de calendário, e intensificam-se os balanços sobre o ano velho e os exercícios de reflexão sobre o novo ano. Normalmente, no início de cada ano é época de balanço, De avaliarmos o ano velho e, ao entrarmos no novo ano, as esperanças renovam-se. Os projectos não realizados ganham novo conteúdo, nova e mais força, nova e mais vontade em concretizá-los. Nunca é tempo para parar. Não temos que baixar a nossa qualidade para de novo irmos lá acima, em oscilações, nem sempre isócronas, porque já fizemos tudo e é difícil voltarmos ao patamar de cima. Para isso, temos que deixar de fazer...
ERRADO!... Muito errado!!!
A ADC da Adémia tem feito coisas bonitas mas vai ter de as repetir, para consolidar o seu projecto. Vamos ter que renovar esse trajecto com novas ideias, com novos caminhos.
Temos que estar permanentemente INSATISFEITOS.
Em tempos, foi-nos prometido pela autarquia a colocação de um relvado sintético para 2008, no velhinho Campo Ramos de Carvalho, com as obras a iniciarem-se em Maio. Queremos assinar o contrato-programa com a CMC. Só assim acreditamos.
Temos consciência que os nossos governantes têm uma visão pouco estruturada daquilo que deveria ser uma política concertada de fomento ao empreendedorismo e à iniciativa do associativismo desportivo. O problema não está a jusante. A raiz do problema está a montante, por certo e até culturalmente nos bancos da escola. Somos assim, os portugueses. Vem aí o QREN. Não trará inovações de monta? Para que irão ser as dotações disponíveis? Haverá crescimento, haverá desenvolvimento? O balanço será feito num AMANHÃ longínquo, após 2013.
Mas, ... nem tudo é mau, porque há vida para além do Estado, e a ADC Adémia acredita que em 2008, o ano duplamente infinito, o empreendedorismo ter-nos-á do seu lado através de um número crescente de iniciativas.
Quanto aquilo que prometemos é que regressaremos mais fortes que nunca. INTERVENTIVOS nas questões da política pública, na defesa dos interesses da nossa colectividade. DINÂMICOS na promoção de projectos de nossa iniciativa, para requalificação dos equipamentos desportivos e melhoria da qualidade do serviço que prestamos à comunidade. ACTIVOS no apoio aos nossos escalões em competição. Em 2008 estaremos convictamente MAIS INSATISFEITOS.
E vamos começar já no próximo dia 5 de Janeiro de 2008, pois o Gabinete Técnico da ADCA vai reunir-se a fim de analisar o projecto ADCA. "Formar para vencer" ou "formar para fazer a diferença", num projecto CLARO!. Irão ser apresentados em trabalho de PowerPoint, preparado para o efeito e discutidos aspectos relacionados com a estrutura orgânica administrativa do clube. Para além disso, o papel que compete aos delegados, aos treinadores. O estudo do modelo de jogo. O modus faciende da Escola de Futebol. A importância da avaliação dos treinadores, na melhoria da prospecção de atletas para o clube. As actividades que irão ser desenvolvidas, até ao final da época, com especial relevância para o Torneio Matobra, Jornadas Médicas, Jornadas Técnico-desportivas, Jantar de Aniversário, Torneio Internacional de Paris, Torneio Pedro e Inês, etc., etc.
De uma coisa estamos certos, neste NOVO ANO vamos estar MAIS FORTES, MAIS CAPAZES, MAIS COMPETENTES.
Quanto à actual época desportiva, de 2007/2008, os nossos escalões em competição estão a fazer, de um modo geral, bons campeonatos e, em todos os escalões, no final da 1ª volta, quase admitimos que TODOS podem ir às FASES FINAIS. Também precisamos de sorte que é aquilo que não pode faltar aos CAMPEÕES, pois não há campeões sem sorte nem despromoção sem azar.
Mas, meus amigos, de uma coisa podemos estar cientes. Poderemos não ser campeões em nada, mas uma coisa é certa iremos ser, com orgulho, CAMPEÕES EUROPEUS em ORGANIZAÇÃO. E aí os nossos governantes talvez deixem de ter uma visão errada das coisas ou, se preferirmos, POUCO ESTRUTURADA, daquilo que deveria ser...
Caros desportistas da família ADCA, desejo um novo ano pleno de sucessos, pois o sucesso de cada um de nós é o sucesso de TODOS.
BEM HAJAM TODOS AQUELES QUE "VESTEM A NOSSA CAMISOLA" e votos de BOM ANO.