13 janeiro 2008

CICLO DE CONFERÊNCIAS - Formação Contínua de Técnicos IV


"Meios, Métodos e Estratégias de Ensino" Prof. Fernando Pinto Coordenador das Escolas do S. L. Benfica

DOU-TE UMA CANA, MAS NÃO O PEIXE

No dia 12JAN2008 a ADCA teve o prazer de receber nas suas instalações o Coordenador das Escolas do S. L. Benfica, Prof. Fernando Pinto, que se disponibilizou a participar no CICLO DE CONFERÊNCIAS
organizado pelo Conselho Técnico da ADCA, explanando o seu tema que consistia, nos "Meios, Métodos e Estratégias de Ensino".
O Prof. sem pretender dar "receitas" procurou evidenciar a sua forma de estar no futebol. Consubstanciou a sua explanaçao na transnissão de diversas "canas de pesca" procurando evitar a passagem de receitas, ou seja dar o peixe. Não desceu ao pormenor do exercício mas desenvolveu a sua explanação à volta do perfil do treinador dos escalões de formação. Desenvolveu as capacidades de liderança e o exemplo que o treinador, tem de dar para os atletas, encarregados de aducação e Estrutura de Clube que o suporta. Ensinou que o atleta tem que adoptar a resolução guiada de um problema que tem de identificar bem no jogo. È preciso conversar muito com os Encarregados de Educação dos jovens, por forma a evitar que eles "alterem" o procedimento dos miúdos, dentro do campo. Os atletas devem reconhecer e respeitar o princípio da unidade de comando que é a "voz" do seu treinador. É preciso ter também algum cuidado na linguagem de comunicação com o atleta. Não deve ser dito "chuta bem" e explicou porquê, atendendo ao ecalão etário de formação em que se insere. Terminou adiantando que "os meus defeitos são aqueles que mais me irritam nos outros". Mais uma jornada de grande nível, na ADC Adémia, pois para além do desportivo também o social faz parte do escopo estatutário do Clube.

Sem comentários: