07 fevereiro 2008

Ciclo de Conferências - Formação Contínua de Técnicos V

Realizou-se no último Sábado, 26 do mês de Janeiro, mais uma Jornada relativa ao Ciclo de Conferências organizadas pela ADCA, tendo sido convidado o Instituto do Desporto de Portugal (IDP) para indicar um Técnico de Desporto para participar com um "tema livre" no Ciclo de Conferências, não tendo aquele organismo, infelizmente, indicado nenhum técnico, nem justificação das razões impeditivas, o que se lamenta.

Para além da parte relativa à formação externa, que não se concretizou, o Coordenador Técnico da ADCA, forneceu algumas indicações acerca das actividades que o Clube vai levar a cabo,nos próximos dias, no âmbito do seu projecto "A Adémia mexe e remexe", designadamente:

- As datas para realização do Ciclo de Conferências ((01MAR08), (29MAR08), (26ABR08) e (24MAI08).

- Reuniões preparatórias do Torneio Matobra - Dias 8 e 15 de Março.

- Reuniões Preparatórias do Torneio Pedro Inês - 15 e 22 de Abril.

- Reuniões Preparatórias do Torneio Internacional de Paris - 26 de Abril e 3 de Maio.

- 11º Torneio Matobra (21 e 22 de Março). À semelhança dos últimos onze anos, a Associação Desportiva e Cultural da Adémia, tem vindo a organizar com a qualidade que vem sendo reconhecida quer pelas equipas intervenientes, quer pelo público, quer pelos agentes desportivos da região, quer pela empresa patrocinadora, quer pela imprensa, um Torneio de Futebol Juvenil, habitualmente no escalão de juvenis com a presença de equipas de renome e que disputam, na categoria, os campeonatos nacionais, tendo já participado designadamente as equipas do União de Leiria, Naval 1º Maio, Sporting, Selecção de Coimbra, Benfica, Vitória de setúbal, Sintrense, Beira Mar, FC Porto, Académica e União de Coimbra, Pedrulhense e Vigor. Este ano participam as equipas de Juvenis da Académica, União de Coimbra, Setúbal e Adémia, com o apoio da prestigiada empresa Matobra.

- VI Torneio Pedro e Inês (em Escolas), (13ABR) com a presença de Académica, União de Coimbra, Benfica (duas equipas), Adémia (duas equipas), Taboeira, e mais outras duas equipas a designar oportunamente.

- Jantar de Aniversário do Clube (19ABR2008), com jantar de confraternização e distribuição de emblemas aos associados que completam 25 anos de associado.

- Torneio de Aniversário do Amora (Veteranos)(1 de Maio).Os veteranos da ADCA que continuam a "espalhar o nome da Adémia pelo País" foram convidados a participar no Torneio de Aniversário do Núcleo de Veteranos do Amora, clube que já militou na I Divisão Nacional e que mantém no seu colectivo Marlon (ex-atleta do Amora e do Sporting), Jaime (ex-internacional Sporting, Belenenses e Amora), para além de outros.

- Torneio Internacional de Paris (8 a 13 de Maio). A ADC Adémia tem vindo a participar dsede o ano de 2004, num prestigiado torneio internacional destinado a jovens desportistas com a presença de equipas oriundas dos mais diversos países, designadamente, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Croácia, Guadalupe, etc. Em 2008 a ADC Adémia vai participar com três equipas, a saber, Sub 15 anos, Sub 13 anos e Benjamins (Sub 11 anos). De recordar que, no ano transacto, a Adémia foi o vencedor do escalão de Sub 13 anos e este ano vai defender o título.

- IV Jornadas para Técnicos, Treinadores e Agentes Desportivos (31 de Maio),com a presença de docentes das três principais Universidades do País,na área de desporto, designadamente Lisboa, Porto e Coimbra e ainda reputados técnicos de futebol de Portugal. Aos "teóricos" vão juntar-se os "práticos". A Adémia irá receber a "fina flor", do melhor que há em Portugal, nomeadamente Júlio Garganta, João Aroso, Jorge Castelo, Tó Zé Figueiredo, Nuno Guia, Rui Dias, José Couceiro, Luís Castro, Manuel João Coelho e Silva, Manuel Cajuda, Norton de Matos, Ricardo Formozinho, Carlos Carvalhal, Ulisses Morais, etc., etc., etc.

- II Jornadas de Medicina Desportiva (inícios de Junho, ainda sem data marcada), com a presença de individualidades de renome nacional e internacional. São exemplos, Dr Luis Horta, Dr Domingos Gomes entre outros...

- Seminário "À entrada da área", destinado a jovens da comunidade escolar, onde a senha do café vai ser substituída pelo yogurte, com direito a parsta, esferográfica e os mais diversos e interessantes temas para a juventude de acordo com o escalão etário envolvente.

- Encontro de Gerações (10 de Junho), convívio entre actuais e ex dirigentes, treinadores e atletas do clube numa grande manifestação de clubismo.

- Festa de Encerramento dos Bambis (28JUN), no Estádio Sérgio Conceição. Irá ter lugar no Estádio Sérgio Conceição a cerimónia de encerramento dos Pré escolas que participaram durante o ano nos CONVÍVIOS DE FUTEBOL DE 5, com jogos e distribuição de medalhas individuais de participação.

- VIII Gala do Clube (30JUN), com a entrega de prémios aqueles que mais se destacaram na actual época desportiva. À semelhança de anos anteriores a ADCA vai promover a sua Gala de encerramento onde distinguirá aqueles que mais se evidenciaram durante a época desportiva de 2007/2008. Os prémios do ANO (Atleta, Dirigente, Seccionista e Treinador); Revelação, Fair Play, Dedicação, Prestigio, Carreira, etc.

- Além de outras novidades que oportunamente irão ser comunicadas.

Para além disso, coube ao Técnico de Infantis, Américo Almeida, proferir a sua aula de sapiência, subordinada ao tema "Causas e consequências de uma boa ou má formação no treino de atletas jovens. Constrangimentos e exemplo elucidativos cujo modelo não deve ser importado para a ADCA". De facto Américo Almeida tocou na ferida e deu alguns exemplos daquilo que não gostava de ver, nem quer NUNCA VER, no seu clube (ADCA). Os diversos treinadores pronunciaram-se sobre o assunto e da discussão, resultaram conclusões positivas para o Clube, em mais uma jornada de discussão e debate no nosso ciclo de conferências, com o sucesso para já (re) conhecido.

Sem comentários: