27 julho 2008

Sintéticos - Parecer Jurídico avança amanhã na reunião camarária


O projecto da construção dos sete campos sintéticos, avançado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) não está em risco.
A questão foi levantada na última reunião da CMC, a propósito de um parecer jurídico (necessário e que estava em falta) que foi solicitado pela oposição (Vereadores do PS e da CDU). Este parecer (já elaborado) não exige o procedimento de concurso internacional, nem precisa ser aprovado na Assembleia Municipal.
Assim, amanhã, na próxima reunião de Câmara, o parecer jurídico vai ser apresentado e, com isso, o PROJECTO DOS SINTÉTICOS vai ser (finalmente) APROVADO.
Fica tudo bem encaminhado para a oficialização de um dos maiores investimentos de sempre da cidade. Convém, no entanto ressalvar que nem todos poderão avançar de imediato e não se sabe quando o poderão fazer...
A dúvida que se coloca é quem irá ficar na fila da frente? A candidatura da ADC Adémia é de MÉRITO, enquanto em outras candidaturas, a política ou o factor "c" podem desequilibrar.

SINTÉTICOS – QUO VADIS

RACIONAIS
Eis aqui algumas racionais podendo obviamente existir outras que sustentam a comparação entre as sete equipas que vão ser contempladas com relvados sintéticos, a saber: Adémia, Eirense, Esperança, União de Coimbra, Cernache, Brasfemes e Souselas. Estes parecem-nos ser alguns dados importantes que podem auxiliar a tomada de decisão.

1ª. Número de escalões inscritos em competição
A A.D.C. Adémia participa com 7 (sete) escalões em competição, nomeadamente Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas. Desde 2003, ora com Escolas “B”, ora com Infantis “B”, ora com Iniciados “B”, ora com Juvenis “B”, o que perfaz os sete escalões em competição. desde aquela altura, a Adémia participa, normalmente, com três dos seus escalões de formação, nas FASES FINAIS enquanto começa a preparar o ano seguinte, participando na Taça de Encerramento da AFC, com equipas “B”. Em 2005/06, participou com Infantis “B”, em 2006/07 participou com Juvenis “B, em 2007/08 participou com Iniciados “B”.
O União de Coimbra participa também com todos os 6 (seis) escalões.
O Eirense NUNCA participou com todos os escalões em competição. No último ano participou com 5 (Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados e Infantis) e no ano anterior com 4 (quatro) pois não tinha Infantis.
Por sua vez, a Adémia para além dos 7 (sete) escalões em que participou, ao longo do ano, ainda participou com o escalão de Bambis (Pré-Escolas) nos Encontros de futebol, com outras equipas (5 aos 8 anos de idade), sem a tónica da competição, mas privilegiando aspectos lúdicos.
O Esperança participou com 4 (quatro) escalões, no ano anterior (Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas) e 5 (cinco), na última época, pois participou com Juniores pela primeira vez e não participou em Seniores.
O Cernache participou com 3 escalões nos dois últimos anos.
Brasfemes e Souselas participaram com 2 (dois) escalões em 2007/08, com um escalão cada em 2006/07 e zero escalões em 2005/06 e anos anteriores.

Conclusão: Se o critério for o nº de escalões inscritos a Adémia supera toda a concorrência nas duas épocas transactas e anteriores.

2ª. Escalão de competição em SENIORES
Das sete equipas envolvidas apenas 3 (três) disputam o campeonato de Seniores: União de Coimbra, Adémia e Eirense.
União de Coimbra (6 escalões) e Adémia (7 escalões) disputam o escalão mais elevado da Distrital de Coimbra: a Divisão de Honra, enquanto o Eirense disputa a I Divisão Distrital.
Esperança, Cernache, Brasfemes e Souselas não disputam os campeonatos de Seniores.

Conclusão: Se, o critério for quem disputa o escalão mais elevado, a Adémia está no pódium conjuntamente com o CFUC que manifestou o desejo para que o “seu” relvado sintético fosse o último a ser instalado.

3ª. Número de ATLETAS INSCRITOS
A Adémia, na última época, teve os seguintes atletas inscritos: Seniores (31), Juniores (25), Juvenis (29), Iniciados (37), Iniciados “B” (18), Infantis (19) e Escolas (25), para além de Pré-Escolas (16).
O CFUC, na última época, teve os seguintes atletas inscritos: Seniores (25), Juniores (25), Juvenis (25), Iniciados (25), Iniciados “B” (0), Infantis (25) e Escolas (25), para além de Pré-Escolas (0).
O Eirense, na última época, teve os seguintes atletas inscritos: Seniores (20), Juniores (20), Juvenis (21), Iniciados (19) e Infantis (19).

Conclusão: Se, o critério for quem possuir o maior número de atletas inscritos, a Adémia está no pódium, não tendo concorrência entre os sete escolhidos.

4ª. Número de TREINOS SEMANAIS
A Adémia, na última época, teve a seguinte actividade, em termos de número de treinos realizados por semana: Seniores (4), Juniores (3), Juvenis (3), Iniciados (3), Iniciados “B” (3), Infantis (3) e Escolas (3), para além de Pré-Escolas (3).
O CFUC, na última época, teve os seguintes treinos: Seniores (3), Juniores (3), Juvenis (3), Iniciados (3), Infantis (3) e Escolas (3).
O Eirense, na última época, teve os seguintes treinos: Seniores (2), Juniores (2), Juvenis (2), Iniciados (2) e Infantis (2).

Conclusão: Se, o critério for quem tiver maior actividade, isto é, o maior número de treinos semanais, a Adémia está no pódium, não tendo concorrência entre os sete escolhidos.

5ª. Número de HORAS DE TREINOS SEMANAIS
A Adémia, na última época, teve a seguinte actividade, em termos de número de horas de treinos realizados por semana: Seniores (8), Juniores (6), Juvenis (6), Iniciados (6), Iniciados “B” (6), Infantis (6) e Escolas (6), para além de Pré-Escolas (6).
O CFUC, na última época, teve as seguintes horas de treinos semanais: Seniores (6), Juniores (6), Juvenis (6), Iniciados (6), Infantis (6) e Escolas (6).
O Eirense, na última época, teve as seguintes horas de treinos semanais: Seniores (4), Juniores (4), Juvenis (4), Iniciados (4) e Infantis (4).

Conclusão: Se, o critério for quem tiver maior actividade, isto é, o maior número de horas de treinos semanais, a Adémia está no pódium, não tendo concorrência entre os sete escolhidos.

6ª. Cor das CAMISOLAS
CFUC, Adémia, Eirense e Cernache equipam todos os quatro com equipamentos azuis.

7ª. Número de ESCALÕES nas FASES FINAIS
A Adémia, nas últimas épocas, tem estado entre os melhores a disputar as Fases Finais de Apuramento ao campeão Distrital. Normalmente aparece com três escalões nas fases finais, a saber e, 2003/2004 com infantis, Iniciados e Juvenis, tendo sido vencedor da Taça de Encerramento em Juvenis. Em 2004/2005 participou com Juvenis na FF e os outros na TE. Em 2005/2006 participou com infantis, Iniciados e Juniores. Em 2006/2007 em escolas, infantis e Iniciados, tendo vencido a TE em Juniores. Em 2007/2008, participou com Infantis, Iniciados e Juvenis, tendo sido campeão da Série “A” em Seniores conferindo-lhe o acesso à Divisão de Honra.
Nenhuma das outras equipas escolhidas tem sido apurada para disputar as fases finais.

Conclusão: Se, o critério for quem apresentar o maior número de escalões nas fases finais, a Adémia está no pódium, não tendo concorrência entre os sete escolhidos.

8ª. Os RESULTADOS DOS JOGOS
Se pretendermos comparar os resultados, na época 2007/08, sabemos que os da Adémia foram respectivamente, por escalões:
SENIORES 10 vitórias, 8 empates e 2 derrotas.
JUNIORES 16 vitórias, 5 empates e 5 derrotas
JUVENIS 12 vitórias, 2 empates e 3 derrotas
INICIADOS 21 vitórias, 2 empates e 2 derrotas
INFANTIS 15 vitórias, 1 empates e 4 derrotas
ESCOLAS 10 vitórias, 4 empates e 10 derrotas.

Conclusão: Num total de 132 jogos a ADC Adémia obteve 84 vitórias, 22 empates e 26 derrotas, nos campeonatos distritais, em todos os escalões. Julgamos que nenhum outro clube pode comparar os resultados desportivos com os nossos.

PS.: O meu pedido de desculpas por algum dado menos correcto, mas julgo que a “memória” não me atraiçoa (ainda).

CONCLUSÃO GERAL E ÚNICA: Se o MÉRITO for a opção, a ADÈMIA é o primeiro. Assim as "nossas sementes" caiam em terrenos férteis. Se o critétio for a política ou a cunha, não estamos lá.

Sem comentários: