28 março 2011

O PRAZER DE JOGAR FUTEBOL











Os TRAQUINAS (nascidos em 2002) e os PETIZES (nascidos em 2003 e 2004) da ADC Adémia foram convidados e aceitaram participar no Torneio de Escolinhas 2002, promovido pela Doctorsport inserido na organização do I Munidialito de Futebol Indoor (Portugal, Holanda, Bulgária e Angola) e da Taça Centro (Académica, União de Coimbra, Naval e Beira-Mar).
Os nossos jovens encararam a sua primeira participação em Torneio e em jogos com grande optimismo e expectativas. Foram convidados pelos seus treinadores a entrar na Galáxia do Prazer e foram viajando jogo a jogo por diversos Planetas, até ao Planeta Estômago. Que entusiasmo, que maneira divertida de proporcionar aos nossos jovens o prazer que sentem em praticar futebol. Mais, o grande exemplo enaltecido pela Organização no "fair-play" dos nossos jovens que, no final das partidas a cumprimentarem adversários e os árbitros. Esta é a forma de saber-estar, E essa é a forma como gostamos de estar no Futebol. Sem complexos, a ADC Adémia é um exemplo na área da formação. E os nossos jovens sentiram um prazer enorme em participar. Jogaram todos o mesmo tempo, jogaram todos de início, foram todos substituidos e todos suplentes utilizados. Viram e aplaudiram ex-craques do futebol e que faziam parte da equipa portiguesa, tais como Rui Costa, Paulo Madeira, Oceano, Sá Pinto, Dominguês, Dani, Nelson, Folha, Paulinho Santos, Fernando Couto, Rui Barros e Dimas. Alguns conseguiram alguns autógrafos, outros nem tanto. Pena foi a recusa dos craques entregarem os prémios de participação aos pequeninos pois tinham de descansar. De facto, os prémios foram entregues no intervalo do jogo Portugal-Holanda em que os portguesaes venceram por 9-4 e se sagraram vencedores do I Mundialito de futebolIndoor. No entanto em vez de distribuirem os prémios aos jovens que haviam criado expectativas foram para os balneários descansar pois "estavam no intervalo de um jogo importante". Na nossa modesta opinião, mais importante era o prazer que deveriam ter proporcionado aos jovens atletas escolinhas que mereciam ter entrado no Planeta Prémios e saído do Pavilhão Multidesportos extasiados de prazer pois abandonariam a Galáxia do Prazer (Multidesportos( eztasiados de prazer. Mesmo assim valeu a pena, mesmo muito. VIVA O FUTEBOL.
Não sendo nada importante veja-se a evolução dos nossos jovens;
Série "A":
Académica - 8 x Adémia - 1
Adémia - 1 x Souselas - 6
Brasfemes - 1 x Adémia - 2
Apuramento dos 5º e 6º:
Adémia - 4 x Vigor - 0
O nosso lamento também por algumas equipas apresentarem alguns jovens fora da idade pois vimos muitos jovens a jogar que já participam no Camopeonato Distrital de Benjamins. A campeonite começa cedo, muito cedo. Quanto aos nossos foi-lhes proporcionado participarem pela primeira vez num jogo de futebol. Em termos de resultados vê-se a evolução, perderam por 8-1, por 6-1, ganharam 2-1 e depois 4-0. VIVA A ADC ADÉMIA.

Sem comentários: