23 abril 2011

XIV Torneio de Futebol Juvenil Matobra 2011

PRÉMIOS COLECTIVOS
2º Classificado: Beira-Mar

3º Classificado: Marialvas

4º Classificado: Adémia

5º Classificado: União de Coimbra

6º Classificado: Souselas

Realizaram-se hoje as finais da XIV edição do Tormeio Matobra. Apuraram-se para disputar os 5º e 6º lugares o União de Coimbra e a AD Souselas que haviam sido no dia anterior os 3ºs classificados nas Séries "A" e "B". O resultado foi favorável ao União de Coimbra por 2-1 num jogo que ensombrou o Torneio. De facto, as equipas estavam empatadas 1-1, quase a terminar, quando se deu um lance em que um atleta do União de Coimbra, ao ficar magoado, a equipa de Souselas, numa atitude de "fair-play" atira a bola para fora, para o atleta ser assistido. Só que ao reporem a bola em jogo, a mesma é arremessada para a área do Souselas e um atleta do União de Coimbra, aproveita-se da passividade dos atletas de Souselas que estavam à espera da devolução da bola e faz golo. É o segundo golo e aquele que dá a vitória ao CFUC. O próprio atleta nnnn, numa atitude incorrecta de comportamento, vai comemorar o golo em frente ao banco do Souselas fazendo um manguito ao adversário e assistentes. Os ânimos azedam-se e é exercida pressão pelo público, sobre os técnicos do U Coimbra, como responsáveis pela atitude menos digna do CFUC. Entretanto o jogo termina e os árbitros abandonam o campo. Após o términus do encontro, o Seccionista do CFUC abandona o campo. saltando a vedação, o que não deveria ter feito, sofre alguns empurrões e rasganço do seu fato treino pelos assistentes afectos ao Souselas. Um Seccionista da Adémia tenta serenar os ânimos aompanhando o seccionista do União de Coimbra para o proteger da hostilidade do adversário (atletas e público). Quando o seccionista da Adémia estava a entrar na zona de balneários, protegendo o seccionista do CFUC, é surpreendido com um empurrão no portão de vedação do acesso aos balneários, contra si, o qual foi efectuado pelo nº 18 do Souselas, que foi substituído a 5 minutos do final do jogo e se encontrava dentro do espaço dos balneários, que lhe provocou um ferimento grave, na testa, tendo que ser assistido no Posto Médico do Clube, pelo Enfermeiro da ADC Adémia, Sr. Euclides Camarinho. Face à gravidade do comportamento, os atletas nº 31 Videira do CFUC e o atleta nº 18 Tiago Silva do Souselas, foram considerados expulsos.
Isto transforma-se no caso do Torneio. De facto há uma taça disciplina para atribuir em que o critério de desempate é, em caso de igualdade, favorável à equipa pior classificada. E estas duas equipas, face ao Regulamento seriam sérias candidatas ao prémio, se se portassem bem, mas o que é verdade é que ensombraram o torneio criaram desacatos e portaram-se muito mal. Antes da final tinham um amarelo cada, passando a ter um vermelho e um amarelo cada, no final do Torneio.
Seguidamente, defrontaram-se Adémia e Marialvas para apuramento dos 3º e 4º classificados. O resultado estava, perto do final, como no jogo anterior, também 1-1 e tudo apontava para os penaltys de desempate quando o incrédulo aconteceu. O atleta nº 10 Rafa, do Marialvas, na parte final do encontro, mais propriamente aos 71 minutos, ao encontrar-se isolado na área da Adémia, chutou a bola ao lado da baliza a qual bate na rede de vedação (fora do campo) e volta ao relvado. Desgostoso com o facto de ter falhado a bola, o atleta Rafa, "revoltado" pontapeia a bola na direcção da baliza, a qual entra. Para espanto de todos, enquanto o fiscal de linha aponta para pontapé de baliza, o Sr. árbitro, indica o centro de terreno. Até o atleta a quem é atribuido o golo, se espanta, mas a bola veio ao centro e atletas, treinadores e público afecto à equipa da casa aceitaram a decisão, sem reclamações e numa atitude de "fair-play" que é de registar. Daqui as diferenças de comportamento, entre o Souselas e a ADC Adémia. Tendo ficado o resultado em 2-1 favorável ao Marialvas, este fica em 3º lugar relegando a Adémia para 4º classificado.
O terceiro jogo reserva o embate entre os dois primodivionários Beira-Mar e Naval 1º Maio. O resultado é favorável à equipa da Naval por 2-0 sagrando-a vencedora do XIV Torneio Matobra 2011.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1º Naval 1º Maio

Sem comentários: