29 dezembro 2007

Ciclo de Conferências - Formação Contínua de Técnicos IV

"Meios, Métodos e estratégias de ensino" Prof. Fernando Pinto Coordenador Escolas S.L.Benfica
No próximo dia 12 de Janeiro de 2008, pelas 18H00, no Campo Ramos Carvalho, os técnicos da ADCA terão oportunidade de assistir à conferência e dialogar com o Coordenador das Escolas do S.L.Benfica, Prof Fernando Pinto que, articulou com o Gabinete Técnico da ADCA, no sentido de proporcionar um diálogo franco e aberto com os técnicos da Adémia, os quais irão tentar aproveitar ao máximo os "saberes" do Prof, cujo tema se revela de vasto interesse, a saber: "Meios, Métodos e Estratégias de ensino".

ADÉMIA - um projecto, CLARO!

No próximo dia 5 de Janeiro de 2008, o Gabinete Técnico da ADCA vai reunir-se a fim de analisar o projecto ADCA. "Formar para vencer" ou "formar para fazer a diferença", num projecto CLARO!. Irão ser apresentados em trabalho de powerpoint preparado para o efeito e discutidos aspectos relacionados com a estrutura orgânica administrativa do clube. Para além disso, o papel que compete aos delegados, aos treinadores, o estudo do modelo de jogo, o modus faciende da Escola de Futebol, a importância da avaliação dos treinadores, na melhoria da prospecção de atletas para o clube, as actividades que irão ser desenvolvidas, até ao final da época, com especial relevância para o Torneio Matobra, Jornadas Médicas, Jornadas Técnico-desportivas, Jantar de Aniversário, Torneio Internacional de Paris, Torneio Pedro e Inês, etc., etc.

Clubes unidos em comissão - Reunião de trabalho com a AFC

Na sequência da última reunião de clubes, realizada em Fala, no
dia 27DEZ2007, foi entendido, face à urgência, que deveria ser marcada
uma reunião de trabalho, entre os representantes dos Clubes e a
Direcção da AFC, a fim de serem discutidos assuntos relacionados com a
definição da agenda a propor para a Assembleia Geral Extraordinária da
AFC, a realizar em Janeiro de 2008.
Devido ao interesse demonstrado, pela AFC, em se reunir com os clubes, foi endereçado convite ao Presidente da direcção da AFC, a estar presente em Fala, no dia 3 de Janeiro de 2008, pelas 20H00, no Pavilhão Gimnodesportivo do Vigor da Mocidade, com o seguinte programa:
- 19H45 - Concentração
- 20H00 - Jantar de trabalho
- 21H30 - Conclusões
Dos pontos em agenda, está em cima da mesa a alteração aos quadros competitivos, tema que afecta todos os clubes mas de uma forma muito especial os da I Divisão Distrital.
É sabido que o campeonato Distrital da I Divisão, tem sido atípico, nos ultimos anos, com muitas paragens, folgas e um número de jogos que não satisfaz os custos de inscrição de atletas. Nos ultimos anos, os Seniores têm realizado cerca de 20 jogos/ano enquanto por exemplo os Escolas ou Infantis realizam 32. Os jogos do campeonato começam em Setembro obrigando ao inicio de pré-épocas em períodos de férias de dirigentes, atletas e treinadores (amadores). Por outro lado, os campeonatos, normalmente terminam em Fevereiro ou Março de cada ano.
Como representantes dos clubes irão estar presentes, elementos afectos às direcções dos seguintes clubes: Idosos, Águias, Adémia União de Coimbra e Vigor.

21 dezembro 2007

Mais espectadores no Ramos de Carvalho, na Adémia



A ADCA recebeu, no seu reduto, a equipa do S. Pedro de ALva, numa disputa do primeiro lugar do pódium em virtude de haver uma igualdade pontual, a duas jornadas do términus da 1ª volta, do Campeonato Distrital da I Divisão, em Seniores. As equipas, pela primeira vez, na I Divisão Distrital, note-se, entraram acompanhados, pela mão, com atletas da equipa de Escolas e de Bambis da Adémia. Uns equipavam de azul como a equipa da Adémia e os outros iam de amarelo, conforme as cores dos de S. Pedro de Alva. Que bonito e a moldura humana na Adémia aumentou. A razão é que os próprios pais dos miudos e avós acompanharam os seus familiares jovens atletas da Adémia. Que belo exemplo que a Adémia gostaria fosse repetida noutros campos. Assim sim, vale a pena, apostar na formação, no desportivismo e no "fair-play". A Adémia dá cartas nesse exemplo. O resultado final traduziu-se numa igualdade a dois golos, com a Adémia a facilitar e depois ter de correr contra o prejuizo, pois depois de estar a perder por 2-0, lutou muito, para conseguir o empate. Talvez o sucesso de cativar mais assistentes para o futebol passe por situações semelhantes. Polegar ao alto para a organização do evento.

18 dezembro 2007

CICLO DE CONFERÊNCIAS - Formação Contínua de Técnicos III




Depois de Pedro Ilharco, seguiu-se o Mestre Tó Zé Figueiredo,a apresentar o seu trabalho sobre "Crescimento e maturação de jovens de 11 e 12 anos", proporcionando amplo debate sobre a avaliação do crescimento dos jovens futebolistas, a partir dos 12 anos de idade, desde os saltos de puberdade, até aos testes que permitem avaliar e prespectivar a "fisionomia" dos jovens atletas e as características que se "esperam" venha a adquirir, com o lugar que se espera dele, no MODELO DE JOGO da ADÉMIA.
No próximo dia 30DEZ2007 estará presente entre nós o Professor Fernando Pinto Coordenador das Escolas do Benfica, a fim de partilhar saberes com os técnicos da ADCA.
Do Programa consta:
16H45 - Chegada e recepção nas instalações da ADCA
17H00 - Conferência apresentada pelo Prof. Fernando Pinto
18H30 - Debate. Questões colocadas pelos técnicos da ADCA
19H30 - Jantar de confraternização

I GALA DO DESPORTO DE COIMBRA



A empresa Matobra, na qualidade de nomeada como patrocinador e Aires Leitão, presidente da direcção da ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DA ADÉMIA foram agraciados respectivamente com os Prémios "PATROCINADOR" e "DEDICAÇÃO" na I Gala do Desporto de Coimbra, organizada pela Vereação do Desporto da CMC. No dia 17DEZ2007 a partir das 19h30, no Pavilhão Multidesportos realizou-se sob a égide da CMC a I GALA DO DESPORTO DE COIMBRA.
O Presidente da CMC afirmou que "Celebrar o desporto e todos quanto a ele estão ligados é assumir o respeito e a consideração por um enorme conjunto de vontades, de disponibilidades, de dedicações, que tornam melhor e mais saudável a vida de muitos milhares de cidadãos de Coimbra. Reconhecer aqueles que nas várias vertentes se salientam é um acto de justiça e um acto de homenagem, uma obrigação grata. É isso que a Câmara Municipal deseja assumir fazer neste dia. É uma outra forma de dizer muito simplesmente: muito obrigado!"

CATEGORIAS EM QUE A A.D.C. ADÉMIA FOI REFERIDA:

NOMEADOS. PATROCINADOR:

LITOCAR ...
MATOBRA - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO, S.A. Pelo apoio prestado ao serviço do desporto do concelho, nomeadamente à ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DA ADÉMIA, Secçao de Patinagem da AAC e Clube Náutico Académico.SECRE-CORRECTORA DE SEGUROS ...
PAUL-STRICKER & FILHOS, LDA ...
PASTELARIA VASCO DA GAMA ...

E o galardoado foi... a MATOBRA.

NOMEADOS. DEDICAÇÃO:

ALLAIN MASSART ...
AIRES LEITÃO
Actual Presidente da Direcção da ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DA ADÉMIA, foi atleta, treinador/jogador e treinador dos escalões de formação. Com esforço, empenho e mérito dedicou a sua vida ao serviço desta colectividade.
ARTUR CORDEIRO ...
CATARINA GRALHEIRO ...
GERARD DURANT ...

E os galardoados foram Aires Leitão e Artur Cordeiro.

NOMEADOS. CLUBE.

ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DA MOCIDADE ...
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DA ADÉMIA
Sendo um clube vocacionado para a modalidade de futebol tem tido um papel importante no desenvolvimento da modalidade junto dos jovens aumentando anualmente o número de praticantes. Apresenta uma organização impar com motivação a todos aqueles que graciosamente trabalham e colaboram com o clube.
UNIÃO DESPORTIVA EIRENSE ...
GRUPO RECREATIVO "O VIGOR DA MOCIDADE" ...
OLIVAIS FUTEBOL CLUBE ...

E o galardoado foi o Olivais Futebol Clube.

Outros prémios foram distribuidos tais como:
ENTIDADE
CARREIRA
PRESTÍGIO
TREINADOR
DIRIGENTE
MODALIDADE
ATLETA FORMAÇÃO
EQUIPA DESPORTO ADAPTADO
ATLETA DESPORTO ADAPTADO
ATLETA REVELAÇÃO
FEDERAÇÃO
ASSOCIAÇÃO DISTRITAL
CLUBE
PRÉMIO COMPROMISSO COM O DESPORTO SOCIAL
ENSINO/FORMAÇÃO
MEMÓRIA
OS MELHORES DO DESPORTO DO CONCELHO
ARBITRAGEM
ESPECIAL JÚRI
PRÉMIO CIDADE DE COIMBRA / DR FAUSTO CORREIA
ATLETAS PARTICIPANTES EM SELECÇÕES NACIONAIS E CAMPEONATOS DA EUROPA
Houve animação e demonstrações de dança e ginástica. A festa terminou às duas horas da manhã, tendo sido antes da cerimónia servido um jantar para nomeados, galardoados e convidados. Uma festa que preenche uma lacuna e que deve ser repetida.

04 dezembro 2007

CEIA DE NATAL DO ATLETA



À semelhança de anos anteriores a direcção da Associação Desportiva e Cultural da Adémia organizou a tradicional Ceia de Natal destinada a toda a família ADCA, como sejam os colaboradores, nomeadamente Directores, Seccionistas, Treinadores, Massagistas, Atletas, Sócios, Simpatizantes e Familiares que, em número superior à centena, se reuniu no Salão de Convívio do Campo de Jogos Ramos Carvalho, na Adémia, cuja ementa foi composta, para além da sopinha, do tradicional bacalhau, bifinhos, bem regados com´sumos, água, branco e tintos da Bairrada, onde também, não faltaram os doces e a fruta, bolo rei e champanhe. Foram, ao longo da sessão, sorteados dois cabazes de natal (Série A e Série B), os quais, sendo oferecidos à associação, por pessoas presentes na ceia, "obrigaram" à repetição dos sorteios, numa festa em família a justificar os mais tecidos encómios. Estiveram presentes entidades oficiais tais como a Junta de Freguesis de Trouxemil e a Junta de Freguesia de Santa Cruz, a AFC e o CA da AFC. Nos discursos da noite, para além dos votos de boas festas e de sucessos, no ano que se avizinha, a "pequenez" da ADC Adémia foi trazida à realidade da sua grandeza, pelo presidente da ADC Adémia, cujo Clube vai ser agraciado na I Gala do Desporto organizado pela CMC, sinal de reconhecimento da sua dimensão e mais que justificação de colocação do famigerado relvado sintético frequentemente prometido.
Foi feita a promessa de que para o ano há mais podendo o número de pessoas duplicar se forem organizadas e se inscreverem atempadamente, pois por razões logísticas outras tantas ficaram por participar no jantar, em virtude de se pretenderem inscrever fora do prazo.

CICLO DE CONFERÊNCIAS - Formação Contínua de Técnicos II

No âmbito das acções do Gabinete Técnico do Clube, nomeadamente, nas reuniões de planeamento dos treinadores a ADCA, para além da análise dos desvios e alterações ao planeamento de treinas e jogos, tem vindo a realizar acções de formação contínua para os seus técnicos e colaboradores (22 pessoas). Depois de analisadas e discutidas as alterações ao planeamento anual, a cada técnico compete escolher um tema e colocá-lo à discussão entre todos os membros do Gabinete Técnico.
Já foram abordados, nesta época os seguintes temas:
Coordenador técnico: "O treino do pressing como factor de evolução do atleta";
Técnico de Seniores: "Discutir o fair-play";
Técnico dos Juniores: "Como administrar o treino da força em futebol";
Técnico dos Juvenis:"A importãncia de um preparador físico, no futebol de formação";
Para além destas acções internas passou a haver um convidado externo que vem falar num tema livre à sua escolha. O convidado do mês de Novembro foi o prestigiado técnico Pedro Ilharco que se apresentou com o tema "A metodologia do treino - ideias de Pedro Ilharco". Pedro Ilharco foi convidado como Técnico de Desporto da CMC e simultâneamente como técnico de futebol, sendo o actual treinado do Gândara que disputa a III Divisão Nacional.
Do debate resultou a "força da ADCA", tendo o técnico ficado "surpreendido" (só meio) com aquilo que se faz na adémia. Ficou maravilhada e se já tinha uma ideia daquilo que se fazia na Adémia, a sua opinião saíu reforçada, manifestando a sua disponibilidade (e o desejo) sempre que o pretendessemos convidar. Grande jornada da ADCA. Mais uma.
Para o mês de Dezembro (15) está convidado o Mestre Tó Zé Figueiredo, na qualidade de docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e Coordenador Técnico da Associação Académica de Coimbra OAF.

01 dezembro 2007

CICLO DE CONFERÊNCIAS - Formação Contínua de Técnicos I



No âmbito das acções do Gabinete Técnico do Clube, nomeadamente, nas reuniões de planeamento dos treinadores a ADCA, para além da análise dos desvios e alterações ao planeamento de treinas e jogos, tem vindo a realizar acções de formação contínua para os seus técnicos e colaboradores (22 pessoas). Depois de analisadas e discutidas as alterações ao planeamento anual, a cada técnico compete escolher um tema e colocá-lo à discussão entre todos os membros do Gabinete Técnico.
Já foram abordados, nesta época os seguintes temas:
Coordenador técnico: "O treino do pressing como factor de evolução do atleta";
Técnico de Seniores: "Discutir o fair-play";
Técnico dos Juniores: "Como administrar o treino da força em futebol";
Técnico dos Juvenis:"A importãncia de um preparador físico, no futebol de formação";
Para além destas acções internas passou a haver um convidado externo que vem falar num tema livre à sua escolha. O convidado do mês de Novembro foi o prestigiado técnico Pedro Ilharco que se apresentou com o tema "A metodologia do treino - ideias de Pedro Ilharco". Pedro Ilharco foi convidado como Técnico de Desporto da CMC e simultâneamente como técnico de futebol, sendo o actual treinado do Gândara que disputa a III Divisão Nacional.
Do debate resultou a "força da ADCA", tendo o técnico ficado "surpreendido" (só meio) com aquilo que se faz na adémia. Ficou maravilhada e se já tinha uma ideia daquilo que se fazia na Adémia, a sua opinião saíu reforçada, manifestando a sua disponibilidade (e o desejo) sempre que o pretendessemos convidar. Grande jornada da ADCA. Mais uma.
Para o mês de Dezembro (15) está convidado o Mestre Tó Zé Figueiredo, na qualidade de docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e Coordenador Técnico da Associação Académica de Coimbra OAF.

21 novembro 2007

Clubes unidos em comissão


Realizou-se na Adémia a segunda reunião de clubes da AFC para debaterem problemas que os afectam em comum. Depois da reunião de Poiares, ficou marcada nova reunião para Arazede, para 7DEZ2007. Na Adémia constituiram-se grupos de trabalho para analisarem cada um dos problemas e a Comissão passou a contar com mais um clube, o Vigor da Mocidade. Agora são quatro, os clubes que fazem parte da comissão, a saber, Idosos, Adémia, Águias e Vigor.

18 novembro 2007

Espírito de Militância - "Venham mais cinco"

A Adémia dispõe de 23 colaboradores que se reunem mensalmente nas reuniões de planeamento. Para além da coordenação técnica dos treinos e jogos, existem acções de formação contínua de técnicos e culmina num jantar convívio. Como os 23, ainda são poucos, houve lugar, na reunião de Outubro2007, ao cântico: "Venham mais cinco" no permanente apelo ao espírito de militância existente neste Clube.INIGUALÁVEL.

08 novembro 2007

REUNIÃO DE CLUBES NA ADÉMIA - 17NOV2007

Hoje mesmo foi endereçada uma missiva a todos os clubes filiados na AFC com o seguinte conteúdo:

Exmo. Senhor Presidente


Na continuidade do Ofício do Clube de Futebol Os Idosos de 19 de Setembro passado, bem como da reunião de clubes efectuada em Vila Nova de Poiares, em 13 de Outubro passado, vimos informar que nessa reunião foi deliberado pelos presentes, o seguinte:

1º Nomear uma Comissão Provisória composta pelos Senhores Mário Lima do C. F “Os Idosos”, José Carlos do G. D. Águias e Aires Leitão da A.D.C. da Adémia.
2º Esta comissão foi mandatada para elaborar um documento com os problemas levantados e discutidos na reunião em Poiares a fim de ser presente na próxima reunião
3º Marcar a 2ª reunião de Clubes, no dia 17 de Novembro próximo, pelas 19 horas sendo o clube anfitrião a Adémia.
4º Convidar os Clubes da Divisão de Honra, 1ª Divisão e acrescentar os Clubes de Futsal.
5º Aos assuntos para esta nova reunião deveriam ser a continuação do debate dos já existentes, podendo ser acrescentados outros durante a reunião.

Assim conforme decisão, vimos por este meio convidar, o Clube que V. Ex.ª mui dignamente dirige, para estar presente, no dia 17 de Novembro, pelas 19 horas, no Campo Ramos de Carvalho, na Adémia, com o seguinte PROGRAMA:

19H00 – Jantar de confraternização.
20H30 – Início da reunião com a seguinte ordem de trabalhos:
1º) Assuntos discutidos na reunião anterior: Seguros, taxas de inscrição de atletas, policiamento, bolas, cartões acesso, horário secretaria, quadros competitivos, selecções distritais, alterações de jogos, gastos com comunicados, custas de processos disciplinares, etc.
2º) Livro branco: constituição de grupos de trabalho;
3º) Outros assuntos a acrescentar aos anteriores,
4º) Marcação da próxima reunião.

Para efeitos logísticos deve confirmar o número de presenças, pelo telefone 239 432 434, pelo telemóvel 939 855 562, pelo fax nº 239 432 144 ou para o e-mail aires.leitao@gmail.com
Se, por qualquer motivo, não puderem contactar a Adémia podem fazê-lo para Mário Lima (Os Idosos) ou José Costa (Águias), conforme tabela:

Clube C. F. Os Idosos A. D. C. Adémia G. D. Águias
Pessoa Mário Lima Aires Leitão José Costa
Telefone 239 432 434
Telemóvel 966 330 224 939 855 562 965072714
e-mail mariolima123@hotmail.com aires.leitao@gmail.com josé_a_costa@iol.pt
FAX 239 421 688 239 432 144

Respeitosamente, pela União dos Clubes

SAUDAÇÕES DESPORTIVAS

06 novembro 2007

ENCONTROS DE FUTEBOL PRÓ´s PEQUENITO´s

ÉPOCA 2007/2008

1 - PREÂMBULO. Por incapacidade da AFC organizar uma prova que não esteja virada para a campeonite mas sim para os aspectos lúdicos e recreartivos, para miúdos, MINIS ou BAMBIS, com idades inferiores aos 8 anos de idade, alguns clubes reuniram-se e definiram uma prova que não é mais do que "O PRIMEIRO PASSO" ou "ENCONTROS DE FUTEBOL PRÓS MAIS PEQUENINOS" ou os ENCONTROS dos TOLAS, ENCONTRO DOS KINAS ou outra expressão que ganhar força no DESAFIO Á IMAGINAÇÃO, estando todos convidados a pensar num nome sonante que não seja LIGA ou CAMPEONATO. A componente competitiva é secundária prevalecendo sempre os aspectos lúdicos intrinsecos destes encontros de futebol. Eis alguns aspectos gerais e respectivo calendário.

2-EQUIPAS PARTICIPANTES
ESCOLA DE FUTEBOL 2KIDS / C.D.ASSAFARGE-ASSAFARGE
ESCOLA DE FUTEBOL 2KIDS/A.D.C. ALMALAGUÊS-ALMALAGUÊS
ESCOLA DE FUTEBOL OFFSIDE/U.D.R.CERNACHE-CERNACHE
ESCOLA DE FUTEBOL GERAÇÃO FUTURA / U.D.DA TOCHA -TOCHA
CLUBE DESPORTIVO LOUSANENSE-LOUSÃ
ESCOLA DE FUTEBOL ROSA NÁUTICA “A”-QUIAIOS
ESCOLA DE FUTEBOL ROSA NÁUTICA “B”-QUIAIOS
ESCOLA DE FUTEBOL OS FUTEBOLINHAS “A”-PEDRULHA
ESCOLA DE FUTEBOL OS FUTEBOLINHAS “B”-PEDRULHA
A.D. DE POIARES-POIARES
ESCOLA FUTEBOL PEDRO E INÊS / A.D.C. DA ADÉMIA-ADÉMIA
A.D.C.R.VATECA-PAIÃO
GRUPO RECREATIVO VIGOR DA MOCIDADE “A”-FALA
GRUPO RECREATIVO VIGOR DA MOCIDADE “B”-FALA
GRUPO DESPORTIVO MEALHADA-MEALHADA
F.C.PAMPILHOSA-PAMPILHOSA DO BOTÃO

REGULAMENTO

3-ORGANIZAÇÃO DOS JOGOS
AS EQUIPAS SÓ JOGAM ENTRE SI UMA VEZ.
CADA EQUIPA QUE JOGA EM CASA RESPONSABILIZA-SE PELA ORGANIZAÇÃO.
CADA JORNADA É REALIZADA EM 4 LOCAIS PARA HAVER MAIOR CONVIVIO ENTRE AS EQUIPAS PARTICIPANTES.

4-DESTINATÁRIOS/ESCALÕES ETÁRIOS
MINIS-NASCIDOS EM 2000/2001/2002
ESCOLAS-NASCIDOS EM 1999-2 POR JOGO
SEXO-MASCULINO E FEMININO

5-COMPETIÇÃO

1ª JORNADA-01/12/2007
LOCAL- CERNACHE-TERRA BATIDA OU CIMENTO
15H00M- ESCOLA OFFSIDE/UDR CERNACHE
GD MEALHADA
16H00M- GR VIGOR MOCIDADE “A”
ESCOLA 2KIDS/CD ASSAFARGE

LOCAL- ALMALAGUÊS-SINTÉTICO
15H00M- ESCOLA 2KIDS/ADC ALMALAGUÊS
ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”
16H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”
ADCR VATECA

LOCAL- PAMPILHOSA DO BOTÃO-DOMINGO-02/12/2007-TERRA BATIDA
10H30M- FC PAMPILHOSA
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”
11H30M- GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”

LOCAL- POIARES-TERRA BATIDA OU CIMENTO
15H00M- AD POIARES
ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
16H00M- ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
CD LOUSANENSE

2ª JORNADA-15/12/2007
LOCAL- FALA-SINTÉTICO OU CIMENTO
15H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “A”
ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE
16H00M- ESCOLA 2KIDS /CD ASSAFARGE
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”

LOCAL- PEDRULHA-SINTÉTICO
15H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”
AD POIARES
16H00M- ADCR VATECA
GR VIGOR MOCIDADE “B”

LOCAL- ADÉMIA-TERRA BATIDA
15H00M- ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
16H00M- ESCOLA 2KIDS /ADC ALMALAGUÊS
CD LOUSANENSE

LOCAL- MEALHADA-TERRA BATIDA,RELVADO OU CIMENTO
15H00M- GD MEALHADA
ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”
16H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”
FC PAMPILHOSA

3ª JORNADA-05/01/2008
LOCAL- CERNACHE-TERRA BATIDA OU CIMENTO
15H00M- ESCOLA OFFSIDE /UDR CERNACHE
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”
16H00M- GD MEALHADA
GR VIGOR DA MOCIDADE “A”

LOCAL- PAIÃO-CIMENTO
15H00M- ADCR VATECA
AD POIARES
16H00M- ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”

LOCAL- FALA-SINTÉTICO OU CIMENTO
15H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
FC PAMPILHOSA
16H00M- ESCOLA 2KIDS / ADC ALMALAGUÊS
ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA

LOCAL- QUIAIOS-RELVADO
15H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”
CD LOUSANENSE
16H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”
ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE

4ª JORNADA-19/01/2008
LOCAL- PAMPILHOSA DO BOTÃO-DOMINGO-20/01/2008-TERRA BATIDA
10H30M- FC PAMPILHOSA
ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
11H30M- GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE

LOCAL- POIARES-TERRA BATIDA OU CIMENTO
15H00M- AD POIARES
ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE
16H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”
GD MEALHADA

LOCAL- TOCHA-SINTÉTICO OU RELVADO
15H00M- ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
CD LOUSANENSE
16H00M- ESCOLA 2KIDS / ADC ALMALAGUÊS
ADCR VATECA

LOCAL- PEDRULHA-SINTÉTICO
15H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”
ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”
16H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”
GR VIGOR DA MOCIDADE “A”

5ª JORNADA-02/02/2008

LOCAL- ALMALAGUÊS-SINTÉTICO
15H00M- ESCOLA 2KIDS / ADC ALMALAGUÊS
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”
16H00M- FC PAMPILHOSA
AD POIARES

LOCAL- CERNACHE-TERRA BATIDA OU CIMENTO
15H00M- ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE
ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”
16H00M- ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”

LOCAL- LOUSÃ-CIMENTO
15H00M- CD LOUSANENSE
GD MEALHADA
16H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “A”
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”

LOCAL- ASSAFARGE-TERRA BATIDA
15H00M- ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE
GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
16H00M- ADCR VATECA
ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA

6ª JORNADA-16/02/2008

LOCAL- PAIÃO-CIMENTO
15H00M- ADCR VATECA
ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”
16H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”
ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”

LOCAL- FALA-SINTÉTICO OU CIMENTO
15H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “A”
GR VIGOR DA MOCIDADE “B
16H00M- ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE
AD POIARES

LOCAL- MEALHADA-TERRA BATIDA,RELVADO OU CIMENTO
15H00M- GD MEALHADA
ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
16H00M- ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE

LOCAL- PEDRULHA-SINTÉTICO
15H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”
CD LOUSANENSE
16H00M- FC PAMPILHOSA
ESCOLA 2KIDS / ADC ALMALAGUÊS

7ª JORNADA-01/03/2008
LOCAL- ASSAFARGE-TERRA BATIDA
15H00M- ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE
ESCOLA 2KIDS / ADC ALMALAGUÊS
16H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”

LOCAL- QUIAIOS-RELVADO
15H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”
FC PAMPILHOSA
16H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”
GD MEALHADA

LOCAL- LOUSÃ-CIMENTO

15H00M- CD LOUSANENSE
ADCR VATECA
16H00M- ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”

LOCAL- FALA-SINTÉTICO OU CIMENTO
15H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “A”
AD POIARES
16H00M- ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE
ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA

8ª JORNADA-15/03/2008
LOCAL- ALMALAGUÊS-SINTÉTICO
15H00M- ESCOLA 2KIDS / ADC ALMALAGUÊS
GR VIGOR DA MOCIDADE “A”
16H00M- CD LOUSANENSE
ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE

LOCAL- QUIAIOS-SINTÉTICO OU RELVADO
15H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”
AD POIARES
16H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”
ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE

LOCAL- PEDRULHA-SINTÉTICO
15H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”
ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
16H00M- ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
FC PAMPILHOSA

LOCAL- MEALHADA-TERRA BATIDA,RELVADO OU CIMENTO
15H00M- GD MEALHADA
GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
16H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”
ADCR VATECA

9ª JORNADA-29/03/2008

LOCAL- CERNACHE-TERRA BATIDA OU CIMENTO
15H00M- ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE
ESCOLA 2KIDS / ADC ALMALAGUÊS
16H00M- ADCR VATECA
ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA

LOCAL- FALA-SINTÉTICO OU CIMENTO
15H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”
16H00M- ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE
ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”

LOCAL- PAMPILHOSA DO BOTÃO-DOMINGO-30/03/2007-TERRA BATIDA
10H30M- FC PAMPILHOSA
CD LOUSANENSE
11H30M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”
GD MEALHADA

LOCAL- POIARES-TERRA BATIDA OU CIMENTO
15H00M- AD POIARES
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”
16H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “A”
ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA

10ª JORNADA-12/04/2008
LOCAL- PAIÃO-CIMENTO
15H00M- ADCR VATECA
GD MEALHADA
16H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”
ESCOLA 2KIDS / ADC ALMALAGUÊS
LOCAL- LOUSÃ-CIMENTO
15H00M- CD LOUSANENSE
ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE
16H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
AD POIARES

LOCAL- ASSAFARGE-TERRA BATIDA
15H00M- ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE
ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
16H00M- FC PAMPILHOSA
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”

LOCAL- QUIAIOS-RELVADO
15H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”
GR VIGOR DA MOCIDADE “A”
16H00M- ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”

11ª JORNADA-26/04/2008
LOCAL- PAMPILHOSA DO BETÃO-DOMINGO-27/04/2007-TERRA BATIDA
10H30M- FC PAMPILHOSA
GD MEALHADA
11H30M- GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
ESCOLA 2KIDS / ADC ALMALAGUÊS

LOCAL- POIARES-TERRA BATIDA OU CIMENTO
15H00M- AD POIARES
ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
16H00M- ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE
ADCR VATECA
LOCAL- TOCHA-SINTÉTICO OU RELVADO
15H00M- ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
GR VIGOR DA MOCIDADE “A”
16H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”
CD LOUSANENSE

LOCAL- PEDRULHA-SINTÉTICO
15H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”
ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE
16H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”
ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”

12ª JORNADA-10/05/2008
LOCAL- LOUSÃ-CIMENTO
15H00M- CD LOUSANENSE
GR VIGOR DA MOCIDADE “A”
16H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”
ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE

LOCAL- FALA-SINTÉTICO OU CIMENTO
15H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
16H00M- GD MEALHADA
AD POIARES
LOCAL- CERNACHE-TERRA BATIDA OU CIMENTO
15H00M- ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE
ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
16H00M- ADCR VATECA
FC PAMPILHOSA

LOCAL- ALMALAGUÊS-SINTÉTICO
15H00M- ESCOLA 2KIDS / ADC ALMALAGUÊS
ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”
16H00M- ESCOLA ROSA NAÚTICA “A”
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”

13ª JORNADA-24/05/2008
LOCAL- ADÉMIA-TERRA BATIDA
15H00M- ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
GD MEALHADA
16H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”
GR VIGOR DA MOCIDADE “A”

LOCAL- QUIAIOS-RELVADO
15H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”
GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
16H00M- CD LOUSANENSE
ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”

LOCAL- TOCHA-SINTÉTICO OU RELVADO
15H00M- ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”
16H00M- ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE
FC PAMPILHOSA

LOCAL- PAIÃO-CIMENTO
15H00M- ADCR VATECA
ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE
16H00M- ESCOLA 2KIDS / ALMALAGUÊS
AD POIARES

14ª JORNADA-07/06/2008
LOCAL- MEALHADA-TERRA BATIDA,RELVADO OU CIMENTO
15H00M- GD MEALHADA
ESCOLA 2KIDS / CD ASSAFARGE
16H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”

LOCAL- QUIAIOS-RELVADO
15H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”
AD POIARES
16H00M- ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”

LOCAL- ADÉMIA-TERRA BATIDA
15H00M- ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
ESCOLA 2KIDS / ADC ALMALAGUÊS
16H00M- CD LOUSANENSE
GR VIGOR DA MOCIDADE “B”

LOCAL- CERNACHE-TERRA BATIDA OU CIMENTO

15H00M- ESCOLA OFFSIDE / UDR CERNACHE
FC PAMPILHOSA
16H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “A”
ADCR VATECA

15ª JORNADA-21/06/2007
LOCAL- ASSAFARGE-TERRA BATIDA
15H00M- ESCOLA 2KIDS/CD ASSAFARGE
ESCOLA OFFSIDE/UDR CERNACHE
16H00M- GR VIGOR DA MOCIDADE “A”
FC PAMPILHOSA

LOCAL- QUIAIOS-RELVADO
15H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “A”
ESCOLA PEDRO E INÊS/ADC ADÉMIA
16H00M- ESCOLA ROSA NÁUTICA “B”
ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “B”

LOCAL- LOUSÃ-CIMENTO
15H00M- CD LOUSANENSE
AD POIARES
16H00M- ESCOLA GERAÇÃO FUTURA/UD TOCHA
GR VIGOR DA MOCIDADE “B”
LOCAL- PEDRULHA-SINTÉTICO
15H00M- ESCOLA OS FUTEBOLINHAS “A”
ADCR VATECA
16H00M- GD MEALHADA
ESCOLA 2KIDS/ADC ALMALAGUÊS

JORNADA CONVIVIO FINAL-28/06/2008

LOCAL-ESTÁDIO SÉRGIO CONCEIÇÃO-TAVEIRO




5-BOLETINS DE JOGOS

OS BOLETINS DE JOGOS SERÃO FORNECIDOS O ORIGINAL PELA ORGANIZA-
ÇÃO, PARA DEPOIS SEREM FOTOCOPIADOS E UTILIZADOS EM CADA JOGO EM DUPLICADO, PARA FICAR UM PARA O ÁRBITRO E O OUTRO PARA A EQUIPA.




6-REGRAS DO JOGO


6.1 O ÁRBITRO-É DA RESPONSABILIDADE DA EQUIPA QUE JOGA NO SEU CAMPO


6.2 DIMENSÃO DO CAMPO

COMPRIMENTO-ENTRE 35 E 40 METROS
LARGURA-ENTRE 16 E 20 METROS

PISO-TERRA BATIDA,,SINTÉTICO,RELVADO,TACOS OU CIMENTO

BALIZAS-3 METROS X 2 METROS



6.3 DURAÇÃO DO JOGO


2 X 20 MINUTOS COM INTERVALO DE 10 MINUTOS

a) O TEMPO DE JOGO É CONTROLADO PELO ÁRBITRO.

b) A BOLA UTILIZADA É A Nº 3 OU A Nº 4

c) SERÃO UTILIZADAS AS LEIS DE JOGO DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL PARA A MODALIDADE DE FUTEBOL DE SETE.
















7. CONSTITUIÇÃO E IDENTIFICAÇÃO


7.1 CADA EQUIPA PARA PARTICIPAR NA LIGA DEVE APRESENTAR:

- MINIMO DE 5 JOGADORES
- MÁXIMO DE 12 JOGADORES
- UM TREINADOR
- UM DELEGADO

a) NO BOLETIM DO JOGO PODEM SER INSCRITOS 12 JOGADORES, DOS QUAIS 5 ESTÃO EM CAMPO E OS OUTROS SÃO SUPLENTES.

b) É OBRIGATÓRIO O USO DE EQUIPAMENTO IGUAL PARA TODOS OS JOGADORES DA EQUIPA, COM EXCEPÇÃO DO GUARDA-REDES QUE DEVERÁ USAR UMA CAMISOLA QUE O DISTINGA DE TODOS OS OUTROS JOGADORES.

8. PRÉMIOS
8.1 MEDALHAS PARA TODOS OS PARTICIPANTES SUPORTADAS PELAS RESPECTIVAS EQUIPAS

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

OS CASOS OMISSOS NESTE REGULAMENTO SERÃO RESOLVIDOS PELA ORGANIZAÇÃO, QUE É SOBERANA NAS SUAS DECISÕES, DEPOIS DE OUVIDAS AS RESPECTIVAS COMISSÕES.
DE OUVIDAS AS RESPECTIVAS COMISSÕES.

30 outubro 2007

O sonho do presidente: Realizar um grande Torneio

TORNEIO INTERNACIONAL ADÉMIA CUP
Tenho um sonho desde menino que gostaria de ver concretizado. De facto, primeiro é preciso sonhar e depois é preciso materializar esse sonho.
De acordo com o Projecto de Desenvolvimento Desportivo que elaborei e, tenho vindo a actualizar, há 30 anos, a Associação Desportiva e Cultural da Adémia (ADCA), traçou por objectivo, aumentar o número de praticantes de futebol e, em consequência disso melhorar os equipamentos e as infra estruturas desportivas. Definidos esses objectivos, os mesmos foram alcançados. Assim foi e assim vai sendo.
Passamos de 25 atletas (1980-1994) para 250 de uma forma gradual (1995-2007…). Vamos ter o nosso primeiro relvado sintético, em 2008. Mas nós sonhamos com mais relvados. Temos espaço, temos acessibilidades, temos número de praticantes, temos elevada taxa de utilização. Estamos no local certo, no momento certo e com a atitude certa. Toda a gente já nos conhece. E nos respeita. Somos um clube pequenino, apenas com 30 anos de história, mas com uma grandeza de espírito enorme.
Substituímos o Estado nas suas funções e mendigamos, somos todos mendigos da qualidade de vida dos nossos jovens para que enveredem pelo caminho da actividade física e do desporto, em detrimento dos caminhos desviantes, que são por demais conhecidos ...
A vida de um dirigente associativo, nos dias de hoje, assemelha-se em todo à vida de um verdadeiro mendigo. De facto, dirigente associativo é um indivíduo solidário, disponível, motivado para ajudar os outros.
E, quem são os outros actores? São as pessoas, as famílias, a comunidade e o Estado.
E é mendigo porquê?
Porque luta por causas sociais com competências próprias do Estado.
Este indivíduo – o dirigente desportivo - procura substituir o Estado nas suas funções e mendiga ao próprio Estado que lhe nega os apoios.
Mendiga à comunidade (falida ou não) que lhe nega quaisquer apoios.
Mendiga às famílias e aos pais que ajudem na formação dos filhos e, a maior parte das vezes, é incompreendido e a sua mendicidade até nestes que são os principais responsáveis pela educação directa dos seus educandos lhes viram as costas porque este dirigente associativo NÃO FAZ MAIS DO QUE A SUA OBRIGAÇÃO.
Por isso cada vez mais antecipamos uma crise, uma GRAVE CRISE no ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO.
Mas antes de entrar neste pensamento mórbido sonhei… que as CONSCIÊNCIAS MUDARAM e as mentalidades também.
E, por isso sonhei que a ADCA, melhor, toda a comunidade da ADCA se envolvia na organização de um torneio de futebol internacional para a juventude…
Um torneio que não era só organizado pelo presidente mas … por TODOS.
Foi feito o regulamento. Foram pedidas autorizações à Associação de Futebol de Coimbra e solicitados os árbitros. Foi solicitado e concedido o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da PSP e das outras entidades oficiais, tais como IDP, IPJ, CCRC, RTC, etc., etc.. O comércio local envolveu-se no torneio inclusive na feitura de uma brochura alusiva ao evento colorida. Muito colorida. Montaram tasquinhas no campo de futebol. Havia enguias, espetadas, bolos de bacalhau, marisco, febras na grelha, entrecosto, frango assado, bacalhau assado, ossos, bolos de Ançã, pasteis de Tentúgal, arrufadas de Coimbra, pasteis de nata de Trouxemil, etc., etc. Grandes empresas de cerveja e coca-cola apoiaram o evento e estavam lá autocolantes, sumos , cocas, etc. Tinham sido escolhidos os escalões de competição. Eram os Infantis, os Iniciados e os Juvenis. Eram? Já não me lembro apenas me lembro que eram três os escalões escolhidos e os outros três escalões ajudaram na organização do torneio. Mas ajudavam em quê? A organizar. No secretariado (apoio informático) havia 6 (seis) jovens a apoiar as equipas e havia 2 (dois) jovens da Adémia, no acompanhamento de cada equipa, por escalão, equipados com os simbolos do clube. Nunca faltou apoio às equipas (inscrição dos atletas no secretariado, boletins para os árbitros, instruções para as fotos de grupo, encaminhamento para a sala onde se realizavam as conferências de imprensa, a água, as bolas, etc., etc.). havia um grande placar com a afixação dos resultados parciais. E havia apanha-bolas. Todos equipados a rigor com fatos de treino e pólo a condizer. Todos iguais. Que bonito. Ao canto havia 4 ou 5 computadores. Não me lembro mas tinham internet e os jovens estrangeiros estavam lá a comunicar com os familiares e amigos. Pois, pois. E houve um jantar de comitivas com os atletas de todas as equipas e as comitivas (treinadores e delegados) para troca de lembranças. Havia uma mesa grande onde estavam os representantes de todas as equipas. E sabem quem eu vi a servir essa mesa grande, os juniores (ou os seniores?, já não me lembro). Todos equipados a rigor. Depois de servirem a mesa grande tinham uma mesa, ao lado, que era para eles. Sentavam-se, após o fornecimento e distribuição aos "VIP" (?!?) e tomavam a sua refeição. Os outros (mesa grande) aguardavam e ninguém criticava, antes pelo contrário aplaudiam a ORGANIZAÇÃO. Tão bonito, pelo envolvimento colectivo. Eram centenas de pessoas num espaço grande (era a cantina de uma Escola?, não me lembro) mas que era bonito era.
Participaram grandes equipas, no TORNEIO INTERNACIONAL DA ADÉMIA (ADÉMIA CUP qualquer coisa), como Manchester United, Chelsea, Real Madrid, CD Advance, Benfica, Porto, Sporting, Real Madrid, Alverca, sintrense, V. setúbal, União de Leiria, Académica, Adémia, União de Coimbra e mais não sei quantas equipas. Tantos relvados. As equipas faziam um jogo no campo “A” e tinham que ir para o campo “B”. Os transportes todos coordenados de uns campos para outros. Nada falhou. Águas, sumos, bolas, almoços, lanches e jantares para atletas. Dormidas (ginásios, hotéis, não me lembro). 3 (três) dias 2 (duas) noites. Os passeios no Basófias, a visita à cidade e ao Portugal dos pequenitos e ao Estádio Cidade de Coimbra. E aquela noite de fados para as comitivas? Que maravilha. E os prémios. Os prémios eram de qualidade. Todo o jovem teve direito a um troféu. Igual para todos. Depois houve a troca de lembranças e os discursos dos outros de que a experiência era para repetir pois a organização podia contar com eles. E, AINDA HOJE o torneio faz HISTÓRIA pois é o único do género em COIMBRA e em PORTUGAL.
De repente acordei. Dei um beliscão e acho que este sonho é de facto, difícil, muito difícil de materializar, pois os últimos dias da nossa vida estão na fase decrescente e ainda é muito difícil, nos dias de HOJE, liderar pessoas que assumam um projecto colectivo… Estou ciente que existem pessoas que gostariam de abraçar um projecto destes mas t~em vergonha de avançar. Não temam, avancem e todos ... seremos GRANDES.
O sonhador
Aires Leitão

Mendigo

A vida de um dirigente associativo, nos dias de hoje, assemelha-se em todo à vida de um verdadeiro mendigo.
De facto, dirigente associativo é um indivíduo solidário, disponível, motivado para ajudar os outros.
E, quem são os outros actores? São as pessoas, as famílias, a comunidade e o Estado.
E é mendigo porquê?
Porque luta por causas sociais com competências próprias do Estado, pois "ao Estado compete proporcionar a actividade física e promover o desporto" (Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto).
Este indivíduo procura substituir o Estado nas suas funções e mendiga ao próprio Estado que lhe nega os apoios.
Mendiga à comunidade (falida ou não) que lhe nega quaisquer apoios.
Mendiga às famílias e aos pais que ajudem na formação dos filhos e, a maior parte das vezes, é incompreendido e a sua mendicidade até nestes que são os principais responsáveis pela educação directa dos seus educandos lhes viram as costas porque este dirigente associativo NÃO FAZ MAIS DO QUE A SUA OBRIGAÇÃO.
Por isso cada vez mais antecipamos uma crise, uma GRAVE CRISE no ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO.

20 outubro 2007

OS PIONEIROS - Como nasceu a ADC Adémia

COMO COMEÇOU A ADC da ADÉMIA:

O acto de arranque de qualquer colectividade tem o seu embrião o seu início e para se conhecer a história e o pioneirismo na ADCA, nada melhor do que nos socorrermos de documentos antigos para espelhar essa realidade. Assim e extraído de actas da época, descreve-se o seguinte:

OS PIONEIROS

Comissão de arranque para o FOMENTO DO DESPORTO na ADÉMIA

QUEM SOMOS E O QUE PRETENDEMOS

Joaquim das Neves
António Pratas
Aires Leitão
José Marques
Joaquim Esteves
Valdemar Barbeiro
Mário Craveiro

Somos uma comissão constituída por elementos que estando de tal modo ligados ao desporto, pretendem a promoção cultural desportiva e recreativa de todos os ademienses, para isso, propomo-nos aproveitar um terreno que foi ofertado, para a construção de um Parque Desportivo, onde pretendemos instalar:
- Um campo para a prática do futebol;
- Instalações sanitárias que reúnam o mínimo exigido para a preservação da higiene de todos aqueles que utilizem as instalações do Parque Desportivo;
- Um ringue para a prática de várias modalidades, tais como, o andebol, o basquetebol, o voleibol, o ténis, o futebol de salão, etc., etc.

RESUMO DA REUNIÃO DE 9 JULHO de 1977:

Na impossibilidade de estarem todos os elementos presentes, reuniram cinco elementos dessa comissão, a saber: Mário Craveiro, José Marques, Valdemar Barbeiro, Joaquim Esteves e Aires Leitão.
Discutindo os fins em vista, concluiu-se que o primeiro passo a dar seria reunir a nossa Comissão com o dono do terreno, o Sr. Arquitecto Ramos de Carvalho pelo que ficou acordado que, na terça-feira próxima, dia 12 de Julho de 1997, iriam ao domicílio deste, dois representantes desta Comissão, os Mário Craveiro e Joaquim Esteves, no intuito de marcarem uma audiência com o Sr. Arquitecto. Essa reunião conjunta focou aprazada para o dia 15 de Julho de 1997, às 21H30, no Café Neves.
Ficou acordado que esta Comissão reuniria, pelo menos uma vez por semana, às 6ª feiras, a partir das 21H30, no Café Neves.

REUNIÃO DO DIA 15 de JULHO de 1997:

Reunião no Café Neves, pelas 21H30 Estiveram presentes: António Pratas, Mário Craveiro, Joaquim Esteves, José Marques, Valdemar Barbeiro, e Aires Leitão. Resumo desta reunião:
À hora prevista, a entrevista com os r Arquitecto ramos de Carvalho, este apresentou-se no local combinado.
É de destacar e enaltecer este gesto de simpatia, em deslocar-se de propósito e a expensas suas de Coimbra à Adémia para se reunir com a Comissão de Arranque bem como a pontualidade com que se apresentou no local combinado.
Após conversações, foi-nos dada “carta branca” no que diz respeito ao terreno, todavia, viemos a saber que o terreno é pertença dos três irmãos Ramos de Carvalho, o Sr. Arquitecto Francisco e os Srs. Eng. Arménio e João, pelo que é necessário o consentimento dos outros dois irmãos, na tentativa de os terrenos poderem ser oferecidos à colectividade já que temos o consentimento e o apoio do Sr. Arquitecto Francisco.
Assim, ficou assente que, na próxima quarta-feira, dia 20 de Julho de 1977, deslocar-se-ão às casas de habitação daqueles, os elementos da comissão que se encontrem disponíveis, por volta das 20H00, com a finalidade de convocarem uma reunião com os irmãos do Sr. Arquitecto Francisco, nos moldes da reunião efectuada com este e com o mesmo objectivo, isto é, o consentimento na utilização dos terrenos que lhes são pertença, já que, por parte do Sr. Arquitecto Francisco este nos oferece o terreno.
O Sr. Arquitecto apoia a nossa iniciativa e, por outro lado garante o seu incondicional apoio nos seguintes pontos:
- Consegue máquinas para nivelarem os terrenos do Parque Desportivo;
- Consente, no acesso ao Parque, através dos terrenos onde estão instalados os Armazéns da Nacional-Bolachas, Cergal, etc.
- Vai tentar os possíveis na captação de aterro para o Parque, etc.
Terminada a reunião com o Sr. Arquitecto prosseguiram os trabalhos tendo sido discutidos os seguintes pontos:
1 – Denominação social.
A decisão será tomada na próxima reunião, dia 22 de Julho de 1977;
2 – Emblema para a colectividade.
Ficou assente que, após uma reunião com a população da adémia, a efectuar oportunamente, se desse a hipótese aos futuros associados de poderem através da sua imaginação estabelecerem um emblema, sendo aprovado aquele que, na opinião geral for o mais adequado, atribuindo esta comissão um prémio ao associado que apresentar o emblema escolhido. Este prémio será estabelecido na próxima reunião.
3 – Elaboração de Estatutos e respectiva aprovação.
Foram presentes à Comissão, Estatutos elaborados pelo elemento Aires leitão, com base no Decreto-Lei nº 594/74, de 7 de Novembro.
Estes Estatutos vão ser postos à discussão e votação, numa das próximas reuniões.
4 – Imprimir envelopes e blocos de cartas.
Com base na escolha da denominação social e respectivo emblema, mandar imprimir numa Tipografia envelopes e blocos de cartas para ofícios e demais assuntos correlativos, que a colectividade deve começar a utilizar, nas trocas de correspondência, que dentro em breve encetará.
Ficou acordado que isto seria um trabalho rápido que poderá ser feito, de um dia para o outro.
A LEGALIZAÇÃO DO CLUBE.

Passos a dar para a sua legalização:
1 – Escritura pública.
Deve ser celebrada a escritura pública num cartório notarial, a partir dos Estatutos adoptados pelos fundadores;
2 – Publicação de Estatutos no Diário da República.
Fazer publicar os Estatutos no “Diário da República”, para o que se tem de apresentar a escritura;
3 – Fazer publicar os Estatutos num jornal diário;
4 – Depositar no governo civil do distrito, mediante recibo, um exemplar do “Diário da República” e outro do jornal diário em que os estatutos tenham sido publicados;
5 – No prazo de 8 dias após o depósito atrás referido enviar, em carta registada com aviso de recepção, dirigida ao agente do Ministério Público na Comarca, um exemplar do mesmo “Diário da República”.
Outros pontos focados:
5 – Angariação de sócios.
Através de uma mobilização das pessoas, no intuito de reunirem com a nossa comissão, na sede do Adémia Clube Progresso, onde lhes exporemos os nossos propósitos e responderemos a quaisquer questões postas pelos potenciais associados.
6 – Angariação de fundos.
Foram apresentadas várias propostas que irão ser discutidas e aprovadas na próxima reunião de 22 de Julho de 1977.

01 outubro 2007

Atletas amadores

A maior parte das associações desportivas e clubes existentes no nosso distrito (Coimbra) mantêm ao seu serviço atletas amadores.
- Estarão estes atletas motivados e disponíveis para encarar, os treinos e a competição como se fossem (verdadeiros)profissionais?
- Será que os aspectos lúdicos são mais interessantes quando, afinal de contas, os jogos a realizar se inserem num modelo competitivo, em todo semelhante ao dos profissionais?
- Estes atletas são disciplinados e cumpridores, ao nível de semelhante exigência para profissionais?
- Será que encaram a competição como o modelo do "laissez faire-laisser passer" ou assumem uma "atitude permanentemente ganhadora"?
- Será que os indices de motivação, que lhes são incutidos, nos escalões de formação, serão suficientes para adquirirem uma permanentemente vontade de vencer?
- O que há a fazer, para não existirem diferenças entre o "profissional" e o "amador"?
- Estarão estes atletas para "dar tudo o tempo todo"?
- Serão estes atletas capazes de "dar sempre o máximo" ou estarão sempre a poupar energia para o minuto seguinte e para o jogo seguinte?
- Os projectos onde se integram são assumidos ou é tudo um "faz de conta"?
- Estas e outras questões são lançadas para o desafio daqueles que se quiserem pronunciar. Bom debate.

28 setembro 2007

Treinadores da Formação

- Que perfil?
- Será um treinador de Seniores (competição) capaz de agarrar um projecto de formação?
- Existirá uma idade ideal para o desempenho desta função?

O papel do dirigente desportivo

- Traçar o perfil do dirigente desportivo;
- Vocação ou missão?
- Amadorismo versus profissionalismo;
- Preparação para o desempenho das funções;
- Que dirigentes são necessários no associativismo desportivo amador?

21 setembro 2007

PROJECTOS

No âmbito da sua actividade a actual Direcção adoptou como lema “OUSAR SER ÚTIL” e neste contexto entendeu fundar a sua Escola de Futebol “Pedro e Inês” definindo estrategicamente dois sub-projectos:

1. “A Adémia mexe e remexe”.

Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Coimbra. A Adémia participa nos campeonatos distritais nos escalões de Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas.


Além das competições oficiais em que participa (Campeonatos Distritais e Taças de Encerramento”, a Adémia vai organizar:
JAN: Torneio de Futebol Infantil da Escola de Futebol Pedro e Inês. Torneio quadrangular nos escalões de Bambis.

JAN. Torneio Memoriais. Torneio no escalão de Seniores em homenagem, solidariedade e saudade de Paulo Rodrigues (ex-atleta), Liliana Almeida (ex-atleta) e Zé Reis (ex-fisioterapeuta).

ABR: Torneio de Futebol Juvenil Matobra, na categoria de Juvenis, com a participação da Académica, União de Coimbra, F. C. Porto e Adémia. Brevemente pretende-se internacionalizar este Torneio.

MAI: Torneio de Futebol Infantil Pedro e Inês. Torneio quadrangular nos escalões de Infantis, Escolas e Bambis.

29, 30 e 31 de MAI0. Torneio Internacional de Futebol para Jovens, em La Mée Sur Seine (Paris), nos escalões de Benjamins, Sub-13 anos e Sub-15 anos, defrontando equipas francesas, inglesa, belgas, alemãs, italianas, etc.


2. “ A Adémia Viva e com VIDA”.

1NOV. Matança do Porco. Salão de Convívio do Campo de Jogos Ramos de Carvalho. Festa das febras, num são e agradável convívio entre atletas, dirigentes, treinadores, patrocinadores, colaboradores, etc.

11NOV. S. Martinho do atleta. Salão de Convívio do Campo de Jogos Ramos de Carvalho. Festa das castanhas, num são e agradável convívio entre atletas, dirigentes, treinadores, patrocinadores, colaboradores, etc.

DEZ. Ceia de Natal. Salão de Convívio do Campo de Jogos Ramos de Carvalho. Festa da consoada, num são e agradável convívio entre atletas, dirigentes, treinadores, patrocinadores, colaboradores, etc., em que haverá o sorteio de dois cabazes de Natal.

JUN: Jornadas Científicas de Futebol: “O percurso e os constrangimentos do jovem futebolista da formação à alta competição”, constituindo um vasto fórum de discussão científica com a presença dos melhores prelectores a nível nacional estando confirmadas as presenças de Mestre António José Figueiredo, Doutor Manuel João Coelho da Silva e Mestre Amândio Santos (FCDEF-UC), Dr. Gandum, Delegado Regional do IDP, Técnicos da AFC e da FPF, além de Prof. Horácio Antunes, Presidente da AFC, Dr. Joseph Wilson, Mestre André Seabra, Vitor Manuel, João Carlos Pereira, Francisco Andrade, Dr. Mário Monteiro, Nelo Vingada, Carlos Queirós, Carlos Carvalhal, José Mourinho, etc., etc.

JUN. GALA DA ADÉMIA. Salão de Convívio do Campo de Jogos Ramos de Carvalho. Festa de Encerramento da época de futebol, com entrega de prémios às pessoas que mais se evidenciaram durante a época, designadamente atletas, dirigentes, treinadores, patrocinadores, colaboradores, etc. Além do aspecto desportivo também o sucesso escolar é premiado.

ENQUADRAMENTO HUMANO

A NÍVEL DIRECTIVO
Assembleia Geral. Constituída por 5 associado e presidida actualmente por António Cravo, sócio nº 1 da colectividade;
Direcção. Constituída por 9 associados, cujo presidência é exercida actualmente por Aires Leitão.
Conselho Fiscal. Composto por 3 associados sendo o actual presidente António José Guerreiro Dias Cravo.

A NÍVEL TÉCNICO

A ADCA dispõe de um coordenador técnico e 17 treinadores habilitados pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol e Federação Portuguesa de Futebol para a modalidade de futebol e um monitor para a classe de ginástica de manutenção, todos a tempo parcial e sem qualquer remuneração. Brevemente irá dispor de um técnico de basebol e um técnico de natação.

A NÍVEL CLÍNICO

A ADCA dispõe de um médico, três fisioterapeutas, um enfermeiro e um socorrista.

ATLETAS FEDERADOS

A ADCA dispõe dos seguintes atleta federados na presente época de futebol:
Seniores (Mais de 18 anos): 26 atletas
Juniores (Sub-19 anos): 25 atletas
Juvenis (Sub-17 anos): 32 atletas
Iniciados (Sub-15 anos): 31 atletas
Infantis (Sub-13 anos): 18 atletas
Escolas (Sub-11 anos): 16 atletas
Bambis (Sub-8 anos): 12 atletas

EQUIPAMENTO DE APOIO

EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE
A colectividade dispõe de duas viaturas, para transporte de pessoal:
Uma viatura marca Toyota Dyna, com 19 lugares de lotação;
Uma viatura da marca Ford Transit, com 7 lugares de lotação.
Dispõe ainda de uma viatura Fiat Uno para alisamento do campo de jogos.

OUTROS EQUIPAMENTOS

Equipamento de som para parque de jogos;
Um computador marca LG 701S, com uma impressora HP Deskjet 610 C e uma impressora OKIPAGE 8 W Lite;
Uma fotocopiadora da marca RICOH;
Um fax da marca TOSHIBA Infotec 6012;
Um scanner BENQ S2W.

INSTALAÇÕES ADMINISTRATIVAS

Sector Administrativo. A ADCA dispõe de três gabinetes de trabalho, todos devidamente equipados com mobiliário, destinados aos sectores administrativos e técnico, sendo uma sala reservada para as reuniões da Direcção, uma sala de informática e uma sala reservada aos seccionistas de cada uma das categorias em competição.

Sector Clínico. A ADCA dispõe de um sector destinado aos actos clínicos, equipado com os equipamentos possíveis, pretendendo-se no futuro melhorar o parque destes equipamentos clínicos indispensáveis a um melhor controlo e recuperação de atletas.

INSTALAÇÕES DESPORTIVAS

Campo de Jogos Ramos de Carvalho. Campo de Futebol de 11. Construído em 1983, tem as dimensões de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura e dispõe de iluminação um pouco deficiente face às exigências actuais de competição.

Campo nº 2. Campo de Futebol de 7. A ADCA dispõe de um campo de jogos alternativo, destinado à prática de futebol de 7, construído em 1999 e que tem as dimensões de 60 metros de comprimento por 40 metros de largura.

Balneários: dispõe de quatro balneários para atletas, dois dos quais adaptados de contentores e um para árbitros.

Posto Médico. Tem equipamento insuficiente, para a recuperação de atletas, socorrendo-se o clube, protocolarmente, de um ginásio na Quinta de S. Apolónia que dispõe dos meios indispensáveis à recuperação dos nossos atletas.

Rouparia. Espaço que necessita de intervenção profunda no sentido da sua optimização em termos de utilização racional por parte de todos os atletas.

Caldeira. A ADCA dispõe de uma caldeira de 400 litros de água que é insuficiente para o actual número de praticantes (actualmente superior a 200 atletas).

Acessos. Os acessos verificam-se através de estrada de terra batida (macadame), junto à Ribeira de Eiras, os quais, na altura de invernia se tornam de difícil acesso, necessitando de ser melhorados e alcatroados.

Parque de estacionamento. O parque de estacionamento dentro do recinto de jogos permite o estacionamento para cerca de 200 viaturas, as quais, num futuro próximo face ao Projecto de Desenvolvimento Desportivo do Clube, terão de procurar um parque de estacionamento alternativo, próximo do Parque de jogos mas no seu exterior.

INSTALAÇÕES SOCIAIS

Sede Social: Localizada na Adémia de Cima, Rua 5 de Outubro, situada no centro da povoação, constituída por rés/chão destinado a bar, convívio e ainda águas furtadas destinadas a sala de reuniões. Estas instalações são alugadas.

Salão de convívio: destinado a prática de ginástica de manutenção e realização de festas convívio entre atletas, treinadores, dirigentes, familiares e sócios, o salão de convívio está localizado junto ao campo de jogos e compreende um bar/cozinha, sala de reuniões de trabalho da Direcção e mais duas salas uma para o Secretariado e outra para os Seccionistas e ainda duas casa de banho uma para damas e outra para cavalheiros. Estas instalações apesar de não estarem concluídas, por falta de reboco exterior já estão pintadas interiormente. São instalações próprias.

HISTORIAL

A FORMAÇÃO DA COLECTIVIDADE

Os anos 60 foram de muito brilho para o futebol nacional com o Benfica de Eusébio a evidenciar-se por essa Europa fora na conquista de Taças dos Campeões Europeus. A febre das equipas de futebol alastrou-se por todo o País e a Adémia também não fugiu à regra. Desde os anos 70 que jovens desta povoação praticavam futebol nas mais diversas colectividades da região a nível distrital e até nacional. A grande quantidade de jovens levou a que se organizassem para a disputa de torneios populares, normalmente organizados na altura do defeso, por colectividades da zona, culminando sempre com excelentes resultados e no assédio por clubes aos atletas mais talentosos, no sentido de os representar. Destacam-se os torneios populares das Almas e de Ançã em que as equipas formadas por jovens oriundos da Adémia venciam todos. Em finais dos anos 70 e no início dos anos 80, um grupo de “carolas” junta-se e começa a disputar torneios de verão de futebol de salão com o patrocínio da firma “COIM” culminando com a formação do “grupo dos 32” que, reunidos no dia 18 de Abril de 1980 decidiram em reunião realizada na Casa do Povo da Adémia, contribuir com uma cotização inicial de 500$00 cada, para as despesas iniciais de organização do processo, no Cartório Notarial tendo sido escolhido o de Penacova dado o menor movimento e a possibilidade de ser mais célere a criação da colectividade, que adoptou o nome de Associação Desportiva e Cultural da Adémia, a qual viria a ter a sua escritura pública lavrada no dia 22 de Maio de 1980, conforme páginas nº 7951 e 7952, do Diário da República, III Série, nº 1156, de 9 de Julho de 1980.