01 junho 2009

FANTÁSTICA foi a imagem deixada pela Comitiva da ADCA em Paris







HONRAR COIMBRA

Pelo 6º ano consecutivo a ADCA da Adémia fez deslocar três equipas para participar no Torneio Internacional de Futebol para Jovens em Le Mée Sur Seine - Paris.
Sub 15 anos, Sub 13 anos e Benjamins foram os escolhidos para representar as cores do Clube. A escolha recaíu nos mais bem comportados dos escalões escolhidos para a representação, onde se incluíram também alguns jovens pertencentes ao Lar o Girassol da Comunidade do Padre Serra.
As regras de convivência foram definidas e cumpridas à risca, durante a viagem, nas paragens, na estadia, nos jogos, no refeitório, no ginásio, nas cerimónias de abertura e de encerramento, bem como no regresso. FANTÁSTICO. Coimbra é assim e os jovens ademienses fizeram juz a tudo isso. Por isso inúmeras equipas, francesas, a alemã de Meckenheim e a equipa da Juventus Delmas, filial da Juventus de Itália, convidaram a equipa portuguesa para participar em torneios organizados por eles.
Coube a equipa ademiense partilhar o Ginásio com a equipa alemã e logo aí, através do saber-estar dos adultos, se criaram laços de amizade que se prolongaram por todo o Torneio com apoio mútuo das comitivas excepto nos encontros em que as duas equipas se defrontaram, em que a Adémia levou sempre a melhor em todos os escalões com os alemães.
Quanto aos jogos do TORNEIO, o que há a destacar, relativamente à Organização é a falta de seriedade nas idades dos jovens em competição, especialmente na complacência para com os "matulões" franceses que contrastam com os atletas ingleses, alemães, noruegueses, romenos e portugueses, que eram todos muito mais pequenos, quando comparados com os atletas das equipas francesas. Aos estrangeiros foram exigidas as licenças e aos franceses não nos parece que tenham sido. No entanto, todas as comitivas estrangeiras respeitaram as regras da competição e os franceses não. A par da estatura também as equipas estrangeiras eram prejudicadas pelas equipas de arbitragem extremamente tendenciosas. Mas nós já sabemos que é assim, temos que ter paciência e muito "fair-play". No entanto, os nossos atletas bateram-se TODOS galhardamente, como verdadeiros leões e não tiveram medo dos "papões".
Sem desprestígio para ninguém, pois realçamos o esforço de todos mas, houve um atleta da Adémia que sendo Infantil, em Portugal, jogou pelos Sub 13 e nunca teve medo dos "grandalhões". Que puto lutador. O seu nome é Diogo Abreu que fez um Torneio Fantástico. Parabéns puto.

As Classificações ficaram assim:

SUB 15 ANOS
Inicialmente, qualificados para a Série "A", tendo como concorrentes Montereau, Chartres Champol e a equipa da casa do Le Mée Sports "B", não asseguraram, nesta fase de grupos, em que todos jogam com todos, um dos dois primeiros lugares que lhe davam aceso ao apuramento dos lugares de pódium (1º, 2º, 3º ou 4º), reservando-se a disputa dos 5º, 6º, 7º e 8º , a Adémia perde com o Cavigal de Nice por 2-0 e vence o Meckenheim (Alemanha) por 3-1, tendo terminado em 7º lugar.

SUB 13 ANOS
Qualificaram-se para a Série "A" conjuntamente com Banatul (Roménia), Cavigal de Nice e Le Mée Sports "B". No último jogo da série em que a Adémia tinha vantagem, por ser melhor ataque, bastando-lhe para isso empatar e, sendo os jogos de 12 minutos, cada metade, veja-se só, o que aconteceu, o jogo estava empatado 1-1, ao fim do tempo regulamentar. O Sr. árbitro entendeu prolongar o jogo mais 5 minutos e 22 segundos até a equipa da casa (Le Mée Sports) marcar o seu 2º golo e ultrapassar a equipa da Adémia. Quase 6 minutos, num jogo que tem a duração de 12, de facto não fica bem. Viu-se que a equipa ademiense era melhor pois obteve o 5º lugar ou seja o melhor do segundo caneco para apuramento dos 5º, 6º, 7º e 8º sem derrotas, nesta última fase, vencendo o Bedford (Inglaterra) (2-1) e o Meckenheim (Alemanha) (0-1).

BENJAMINS
Qualificada para a Série "D" a Adémia defrontou o Saint Germain, Montereau e Le Mée "B", sendo as três equipas francesas. Tendo terminado em 3º lugar nesta fase é impedido de entrar no apuramento do campeão que eram as duas primeiras classificadas de cada grupo, sendo 4, os grupos. No escalonamento final, cabe-lhe em sorte os francesse de Bobigny que derrotaram por um rotundo 5-0 e tendo perdido no jogo seguinte com a equipa da casa em que valeu tudo, até o treinador estar dentro de campo, durante todo o jogo a incentivar os seus atletas, sem ser advertido pelos árbitros. Mesmo assim a derrota foi tangencial por 1-0. Mas os atletas ademienses foram autênticos heróis.

ASPECTOS SOCIAIS:
Não apenas de desporto se falou na viagem e na estadia. Os jovens ademienses enquadrados sempre por um adulto (cada adulto respondia por 3 atletas) passearam, tiraram fotos, petiscaram saborosos farnéis, visitaram Paris, estiveram junto à Torre eiffel onde tiraram fotos e alguns compraram prendas. No regresso houve ainda uma paragem em Espanha para se visitar a Catedral de Salamanca. Deslumbraram-se e valeu a pena.

COMITIVAS:

BENJAMINS:
João Gomes, Diogo Rodrigues, Ricardo Paiva, Tiago Figueiredo, Artur Oliveira, João Dias, Marcelo, Diogo Barros, Ricardo Machado, Raul André, Leandro e Ricardo Ferreira.

SUB 13 ANOS:
Mário Rui, Diogo Abreu, Rui Sá, Yannick da Silva, Diogo Almeida, João Pedro Marques, Pedro Sequeira, Rui Rola, Hugo Silveiro, Joel, Daniel Soares, JP Carnim e João André.

SUB 15 ANOS:
João Carlos, Oscar, Pedro Cruz, Diogo Valença, Leandro, João Saramago, Gonçalo, Rubinho, Bruno Duarte, Vitor Chôto, André Santos, Daniel Ribeiro, Carlos Costa e David Falcão.

Aires Leitão presidente da ADCAdémia afirmou:
Encontro-me muito orgulhoso pelo grupo que lidero pois, face a todas as adversidades estes miúdos foram fantásticos. Entregaram-se à luta desigual (os outros eram todos muito maiores, será da alimentação?) empenharam-s,e deram o seu máximo e dignificaram e honraram a camisola que envergam. Só lhes posso dar os parabéns por isso. A Atitude e o saber-estar foi determinante. Assim vale a pena estar no desporto. A grande vitórias destas participações tem sido o casamento entre os aspectos desportivos e sociais, ao conseguirmos levar alguns meninos connosco que nunca mais terão possibilidade de ir a Paris, presenciar a majestosa Torre Eiffel, tirar fotografias, comprar lembranças e apreciar a monumental Catedral de Salamanca, no regresso. Segundo eles (Leandro, Yanik da Silva e outros) nunca mais esquecerão estas experiências e estão gratos à Adémia por lhes proporcionar isso. Assim vale a pena ter no nosso seio miudos humildes como estes. A nossa RESPONSABILIDADE SOCIAL completa a nossa VISÃO e os nossos VALORES, ou seja MISSÃO CUMPRIDA!

Sem comentários: