13 maio 2009

ADÉMIA - ESCOLA DE VIDA

O Futebol educa!
A sociedade actual está desvirtuada dos direitos e deveres de cidadania. Os nossos jovens cada vez sabem menos destes atributos. Só têm direitos, não têm obrigação de nada. "Estrago e pronto. Tenho esse direito. Venha alguém arranjar isto porque isso não me interessa."
No nosso tempo uma "bofetadita" na altura própria dava um ensinamento muito grande pois, não se voltavam a repetir essas cenas no futuro. Agora um papá não pode dar uma bofetada" no menino porque ele vai fazer queixa à polícia.
No futebol não é necessário bater, mas fazer sentir que existe uma instituição e pessoas que se dedicam de corpo e alma a esses projectos de vida, que têm de ser respeitadas. O futebol ensina a educar os filhos, de alguns pais que teimam em não querer conhecer os seus filhos. É pena que não queiram ser ajudados, pelos Clubes que têm por missão substituir o Estado nas suas funções e complementar a educação dos pais. A Adémia vai para além disso e procura combater o insucesso escolar através da força do futebol.
Naquilo que nos compete procuramos fazê-lo bem feito. Temos falhas, muitas falhas pois ninguém é perfeito. No entanto será irrelevante a Adémia vencer prémios simpatia, prémios disciplina e prémios "fair-play"? E estes prémios têm vindo a ser conquistados em torneios internos, externos e no estrangeiro.
Será isto irrelevante? Não nos parece, especialmente quando comparado com alguns jovens, da mesma idade, que se deslocam para férias, normalmente na Páscoa, para terras de Espanha e França e são expulsos e obrigados a regressar a Portugal! São jovens da mesma idade dos nossos atletas. A diferença está na postura, no respeito e na educação. É por isso que o futebol educa, até filhos de pais que não conhecem os seus filhos. É uma pena pois até são "rapazes porreiros" que só precisam de uma "bofetada" na altura própria, como era no nosso tempo, para não entrarem por caminhos desviantes de má educação, cuja impunidade pode conduzi-los no futuro à rebeldia, aos desacatos e quem sabe ao mundo do crime. Estamos convictos que aqueles que passam pela nossa Escola, nunca desvirtuam este trajecto e esta escola de vida. Sejam humildes e respeitadores, todos merecemos isso.

Sem comentários: