30 março 2008

Ciclo de Conferências - Formação Contínua de Técnicos VII



Prof Francisco Batista, reputado técnico a nível nacional, muito conhecido nos meandros do Futsal, é também nessa qualidade comentador, ao Sábado, na SIC, nos jogos de Futsal e, para além de ligado a actividades de formação profissional é actualmente Consultor do Vereador de Desporto da Câmara Municipal de Coimbra. A fim de "partilhar saberes", a convite da estrutura técnica da ADCA, o Prof Francisco Batista esteve no Ciclo de Conferências da Adémia e apresentou o seu tema "A periodização do desenvolvimento do jogar e treinar - a organização do morfociclo semanal". Antes dele porém a estrutura técnica, sob a orientação do coordenador técnico do clube, ajustou os treinos e jogos do próximo ciclo mensal e bimensal, face à exiguidade de campos disponíveis para toda a actividade que o clube desenvolve.
Terminada esta parte da reunião, entramos na parte do Ciclo de Conferências e coube ao técnico dos Seniores, António Teixeira, que tinha a sua apresentação em atraso, falar sobre "Marcação". Seguiu-se depois o técnico dos Juniores Tó Zé Matos, debruçar-se sobre o tema "Futebol de formação. Vitórias e derrotas. Que consequências?” numa explanação simples, bem organizada e esclarecedora. Depois foi o momento ansiado pelas expectativas criadas em torno do que se esperava do Conferencista. O Prof não deixou o seu crédito por mão alheias e apresentou uma brilhante conferência comentada no final, com muito apreço, pelos treinadores da ADCA.
Valeu a pena ouvir o Prof falar na sua "visão" do Modelo de Jogo (o modelo de jogo que existe obedece ao contributo de cada treinador, para esse modelo), que assenta em 5 pressupostos:
1 - A ideia de Jogo;
2 - Os princípios do jogo;
3 - A organização funcional;
4 - As características dos jogadores; (O perfil e a caracterização dos jogadores)(São estes que decidem os momentos do jogo) e os momentos do jogo que são 4, a saber: Ataque, Defesa, Transição Ataque/Defesa e Transição Defesa/Ataque.
5 - A organização estrutural.
O Prof chamou ainda a atenção para a importância do registo, inclusivé para se analisar aquilo que falha a seguir ao sucesso?
A concluir o Prof Batista ainda explanou sobre a Metodologia TIPS, vulgarmente utilizada pelo AJAX da Holanda,
T - Técnica
I - Inteligência
P - Personalidade
S (speed) - Velocidade
Mais uma jornada de grande brilho ficando os treinadores da ADCA esperançados que o Prof lá volte, para falar de outro tema porque a explanação foi estupenda, tendo os técnicos "saboreado" a magnífica exposição do Prof.
É assim que se trabalha num clube modesto que está a "fazer Escola", no Distrito e estamos dispostos a abrir o nosso espaço à comunidade assim ela se torne interessada.
Seguiu-se o tradicional jantar de confraternização e brevemente,a 31MAIO2008, vão organizar-se as JORNADAS DESPORTIVAS, que se espera venham a ser mais um SUCESSO.

Sem comentários: